saúde

Dia Mundial do AVC: Saiba os cuidados que ajudam a prevenir a incidência

Alguns hábitos podem ser fatores de risco para o AVC, assim como outros hábitos e cuidados ajudam a prevenir os riscos relacionados.

Compartilhe:
23 de outubro de 2023
Portal GCMAIS

Ocorrências de Acidente Vascular Cerebral (AVC), frequentes em todo o mundo, podem ser prevenidas com mudanças de hábitos que ajudam não apenas nesse quesito, mas também podem contribuir para uma vida mais saudável de modo geral – a proximidade do Dia Mundial do AVC, em 29 de outubro, confira cuidados para ajudar a prevenir a incidência desse problema médico.

Dia Mundial do AVC: Saiba os cuidados que ajudam a prevenir a incidência
Foto: Reprodução

Existem dois tipos de AVC: o hemorrágico, que ocorre quando há o rompimento de um vaso cerebral; e o isquêmico, que é quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem do oxigênio para as células cerebrais.

O corpo, com isso, dá os sinais do “derrame”, incluindo fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo, confusão mental, alteração na visão, dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente, além de tontura.

Conforme Luciana de Oliveira Neves, médica neurologista do Hospital São Carlos – Rede D’Or, entre os fatores de risco para o AVC estão hipertensão (pressão alta), diabetes, colesterol alto, sedentarismo e uso de álcool indevido. “São fatores relacionados também com estilo de vida, e que a gente pode controlar e consequentemente reduzir a incidência do AVC”, comentou ela, em entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza.

A médica também destaca, com atenção especial, o tabagismo como um fator preponderante. “Eu costumo falar para meus pacientes que quando você traga é como se fechasse uma artéria. Porque acumula placas na artéria, faz vasoconstrição, e isso é um fator muito ruim. E quando a pessoa interna, [o tabagismo] deixa vulnerável a complicações, pode ter delírios por sentir falta do cigarro, fica mais vulnerável a pneumonia… É um hábito muito ruim para o paciente.”

Por outro lado, entre os hábitos considerados bons para prevenir o AVC, ela indica cuidados como a realização regular de atividade física. “Se mexer, se mexer dentro de casa, dar uma volta no quarteirão… Se possível, fazer pelo menos 30 minutos de atividade três vezes por semana. Mas tem que pôr o corpo em movimento, uma caminhada, atividade aeróbica… E isso pode prevenir também outras doenças.”

Especialistas advertem ainda que, com o agravamento das mudanças climáticas e a maior ocorrência de temperaturas extremas, o risco de AVC tende a aumentar. Portanto, são necessários cuidados adicionais para minimizar esses riscos – em especial em regiões como o Ceará, com a intensificação do calor nos últimos meses do ano.

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  <<<

Para se proteger do calor, a hidratação é essencial. A exposição prolongada ao calor extremo pode levar à desidratação, que ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que recebe. Portanto, a ingestão regular de água, mesmo antes de sentir sede, é fundamental.

Leia também | Onda de calor se espalha pelo Brasil e temperaturas podem chegar a 45º C

Sobre o AVC

O AVC, que ocorre quando um vaso sanguíneo que leva sangue ao cérebro entope ou se rompe, é uma das principais causas de morte e incapacidade em todo o mundo. No Brasil, no primeiro semestre de 2023, foram registrados mais de 56 mil casos, tornando-se a segunda maior causa de mortalidade no país, de acordo com dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil.

O Hospital Regional do Cariri (HRC) é referência no tratamento de AVC e possui uma equipe multidisciplinar especializada em atendimento de emergência e reabilitação. A prevenção e vigilância atentas ao calor são essenciais para evitar complicações de saúde associadas a temperaturas extremas. Em caso de qualquer desconforto ou sintomas graves, é fundamental procurar assistência médica imediatamente.

> >  Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < < 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.