Lei ressalta o forró como um dos gêneros musicais mais autênticos do Brasil, com raízes profundas na Região Nordeste
Lula sanciona lei que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional
O gênero musical brasileiro, o forró, conquistou oficialmente o reconhecimento como uma manifestação da cultura nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nessa terça-feira (7), um projeto de lei que havia sido aprovado anteriormente tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.
A lei ressalta o forró como um dos gêneros musicais mais autênticos do Brasil, com raízes profundas na Região Nordeste. Nasceu da mistura de diversos ritmos tradicionais, incluindo baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, e tem uma trajetória de aproximadamente sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia declarado as matrizes tradicionais do forró como parte do Patrimônio Cultural do Brasil.
A cerimônia de sanção do projeto contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que atuou como relatora do projeto no Senado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O deputado Zé Neto expressou sua satisfação com a oficialização do forró como parte da cultura nacional, destacando que isso representa um “passo gigantesco para o nosso forró nordestino”. Além disso, ele acredita que essa medida proporcionará ao forró maior relevância, respeito e um lugar nas políticas públicas do país.
O gênero musical, com sua diversidade de estilos e letras poéticas, continua a ser apreciado e celebrado em todo o país e além de suas fronteiras.
Leia também | Geraldo Azevedo abre Ceará Natal de Luz no dia 17 de novembro, em Fortaleza
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.