POLÊMICA EM 2000

Camisas do Vasco do SBT: Romário revela declaração de Eurico Miranda antes de polêmica

Bastidores da história são revelados em documentário que estreou na última segunda-feira (13)

Compartilhe:
17 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

O penúltimo episódio da série “A Mão do Eurico” traz a polêmica da final da Copa João Havelange de 2000, entre Vasco e São Caetano. Na tarde do dia 18 de janeiro de 2001, no Maracanã, uma cena marcou milhões de telespectadores que assistiram à partida na TV Globo: os jogadores do Vasco entraram em campo com a logo do SBT estampada nas camisas.

Camisas do Vasco do SBT: Romário revela declaração de Eurico Miranda antes de polêmica
Foto: Reprodução/Globoplay

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No fim de dezembro de 2000, os dois times decidiam a final do torneio e empataram em 1 a 1 no Palestra Itália, no jogo de ida. Nesta partida, o atacante Romário sentiu a posterior da coxa e deixou o campo. Na saída do atleta perto da arquibancada do estádio, torcedores começaram a ofender o jogador, gerando uma confusão. Com isso, o alambrado do estádio cedeu e o gramado foi invadido. O jogo foi paralisado e o então presidente vascaíno, Eurico Miranda, apareceu no campo para organizar a situação, ordenando que os médicos do clube prestassem os primeiros socorros.

O impasse ficou ainda maior quando o governador do Rio de Janeiro na época, Anthony Garotinho, pediu o cancelamento da partida. O secretário Estadual de Defesa Civil, Coronel Paulo, acatou a decisão e voltou atrás com a retomada do jogo. Eurico ficou revoltado com o caso e ofendeu Garotinho.

Mas a maior revolta de Eurico Miranda foi com a TV Globo. Segundo o dirigente, uma reportagem do ocorrido veiculada no programa Fantástico teria causado a impressão de que Eurico não se importava com as pessoas feridas e somente com a retomada da partida. Dessa forma, o Vasco fez uma reclamação formal à Globo, que reconheceu o erro na reportagem.

Irritado com a emissora global, Eurico e aliados começaram a pensar em como se vingar. Segundo Euriquinho, filho do ex-dirigente, a ideia era colocar a foto do fantoche “Ratinho”, um dos símbolos de um dos programas do SBT, na camisa do Vasco. Mas o pai preferiu colocar a marca da TV de Silvio Santos.

Camisas do Vasco com logo do SBT

No documentário, disponível na Globoplay, Romário revelou o que escutou do ex-presidente do Vasco:

“Tenho uma surpresinha hoje pra Globo”, afirmou Eurico, segundo o “Baixinho”.

Pedrinho, ex-jogador e presidente eleito do Vasco, também falou sobre o caso icônico:

“Quando a gente sai da sala de aquecimento do Maracanã e chega pra pegar a camisa, tá aquele símbolo grandão do SBT. A primeira coisa que a gente pensou foi que o Sílvio Santos tivesse patrocinando e que a gente ia receber os salários atrasados. Depois é que a gente percebeu que o jogo iria passar na Globo”, completou Pedrinho.

Fernando Pelegio, diretor do SBT em 2000, afirmou que ninguém de dentro da emissora sabia da atitude vascaína. “Aqui dentro do SBT ninguém sabia. Foi uma surpresa total”, revelou.

Vasco campeão

O Vasco derrotou o São Caetano por 3 a 1 e se sagrou tetracampeão brasileiro, o último em sua história. Após a partida, no vestiário, Eurico Miranda afirmou para o próprio SBT:

“Essa vitória foi uma oportunidade que eu tive de prestar uma homenagem ao SBT, eu acho que o SBT não esperava, não sabia. Eu vou botar o SBT na camisa do Vasco, o SBT não me paga nada, eu vou botar o SBT permanentemente na camisa do Vasco”, finalizou.

Os bastidores da história são revelados no documentário que estreou na última segunda-feira (13) no Globoplay. São cinco episódios lançados ao longo desta semana, que contam a trajetória do dirigente.

Leia também | Ferroviário ocupa o 36º lugar na lista de campeões nacionais; confira o ranking

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.