É possível encontrar bons descontos para comprar aquele sonhado bem de consumo
Black Friday 2023: Dia de descontos acontece nesta sexta-feira (24); confira dicas para fazer compras seguras
“Black Fraude” ou “Tudo pela metade do dobro”. Essas expressões mesclam pitadas de humor e ironia dos consumidores em referência à tradicional Black Friday que, em 2023, acontece nesta sexta-feira (24). Mas apesar das frustrações com esse evento importado dos Estados Unidos, é possível encontrar bons descontos para comprar aquele sonhado bem de consumo. E o mais importante: sem cair em golpes ou se endividar.
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A mentora financeira Sílvia Machado recomenda: nada de clicar em links recebidos de terceiros. “Não compre em links recebidos por e-mail ou WhatsApp. Mesmo que sejam iguais àquela loja que você está acostumado, saia do link que você recebeu, entre no site oficial daquela loja e verifique se aquela promoção realmente é daquela loja. Tem muito golpe que você compra, paga e não vai receber nada. Aí com certeza vai sair caro demais”, afirmou.
Sílvia Machado diz que os consumidores devem aproveitar a Black Friday de forma consciente. Ela orienta os compradores a checar as finanças antes de gastar.
“Cheque quanto você já tem comprometido de parcelas de outras compras anteriores nas faturas de cartão deste mês e dos próximos dois, ou seja, veja quanto já está comprometido. Depois, estipule o quanto você pode gastar”, declarou.
Black Friday 2023 em Fortaleza
O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgou, esta semana, a lista com preços de 210 produtos mais procurados na Black Friday, quando o comércio anuncia promoções e ofertas. Desde o mês de agosto, o órgão vem acompanhando a evolução de preços de bicicletas, celulares, notebooks, geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros produtos. Os dados foram coletados em lojas físicas da Capital, bem como no comércio virtual.
Confira a lista com os preços de produtos mais procurados na Black Friday
Os principais problemas encontrados na Black Friday são publicidade abusiva ou enganosa e o não cumprimento da oferta. Na sexta-feira (24), das 8h às 17h, o Procon fará um plantão para recebimento de denúncias da população. Consumidores podem tirar dúvidas e obter orientação sobre a Black Friday por meio da Central de Atendimento ao Consumidor, no telefone 151.
A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, alerta que já há indícios de elevação de preços próximo ao evento que promete ofertas e promoções. “Durante esses três últimos meses, os técnicos do Procon fizeram um trabalho em campo de coletar preços e anúncios, que vão auxiliar o consumidor a identificar publicidade abusiva”. Ainda segundo a presidente, as empresas que anunciam falsas ofertas com o intuito de atrair o consumidor para uma promoção não verdadeira, podem responder a processo administrativo e serem multadas em até R$ 15 milhões.
Eneylândia também explica que o consumidor pode realizar pesquisa de preços em sites especializados que apresentam o comportamento de preços de diversos produtos nos últimos meses. “Outra dica é optar pelo pagamento em cartão de crédito, pois, ocorrendo algum problema de oferta não cumprida ou possível fraude em sites, é possível suspender o pagamento via empresa de cartão de crédito”, complementa a presidente. Ela orienta, ainda, a utilização de cartão de crédito virtual temporário no aplicativo da operadora de cartão. “É uma medida de segurança que pode evitar clonagem de dados do consumidor”, defende a presidente do Procon.
Variação de preços
Dos 210 produtos monitorados pelo Procon, alguns itens oscilaram nos preços. Um aparelho de ar condicionado (9.000 btus), por exemplo, subiu R$ 900,00. No início do mês de agosto, o item da mesma marca foi encontrado em loja física, no valor de R$ 2.199,00, enquanto que em novembro o aparelho de ar-condicionado passou a custar, na mesma loja, R$ 3.099,00, uma elevação de 40,92%. Já um notebook, de configuração “core 13, 4GB”, sofreu redução de R$ 1.000,00 entre agosto e novembro. O produto foi encontrado em loja física, no valor de R$ 3.099,00 no dia 4 de agosto. O mesmo item, na mesma loja, caiu para R$ 2.099,00, na última sexta-feira (17), uma retração de 32,26%.
Consumidores podem realizar denúncia pela Central de Atendimento ao Consumidor, discando o número 151, bem como no Portal da Prefeitura, no campo “Defesa do Consumidor”. Também é possível enviar denúncias de falsas promoções pelo aplicativo Procon Fortaleza, disponível nas plataformas Android e iOS.
Dicas
– Pesquise em sites de busca de preços o comportamento do valor do produto de seu interesse nos últimos meses;
– Registre os preços antes da Black Friday com prints da tela ou foto;
– Efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, clique no símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com (https://);
– Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada e números de telefone;
– Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
– Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
– É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
– Nas compras pela internet, dê preferência ao pagamento com cartão de crédito, de forma parcelada. Isto pode ajudar o consumidor a pedir cancelamento da compra ou devolução de valores, caso seja vítima de golpes;
– Gere um cartão de crédito temporário no app de sua operadora. Geralmente, esses cartões servem somente para uma compra efetuada. Isto reduz a possibilidade de clonagem de dados e senhas.
Direitos
– Produto em promoção ou liquidação possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
– Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
– Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
– No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
– A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
– A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
– A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
– Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
– Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.
Leia também | Procon realiza plantão para denúncias de preços abusivos na Black Friday nesta sexta-feira (24)
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