INFRAESTRUTURA

Rua Tibúrcio Cavalcante com Av. Santos Dumont terá tráfego de veículos e pedestres liberado na próxima segunda-feira (27)

Foi realizado, ainda, um teste de carga, com cinco betoneiras carregadas com britas, pesando 150 toneladas

Compartilhe:
25 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

Será liberado na próxima segunda-feira (27), o tráfego de veículos e pedestres da Rua Tibúrcio Cavalcante, no cruzamento com a Av. Santos Dumont. A determinação ocorrerá por meio da Secretaria da Infraestrutura do Ceará. No local, acontece a obra de implantação da Estação Nunes Valente da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Um teste de carga sobre a estrutura de concreto do viaduto permanente foi realizado, neste sábado (25), como última etapa antes da liberação do fluxo de veículos.

Rua Tibúrcio Cavalcante com Av. Santos Dumont terá tráfego de veículos e pedestres liberado na próxima segunda-feira (27)
Foto: Reprodução/SEINFRA

A partir das 7h da segunda-feira, o fluxo da avenida passará a operar no sentido único Norte/Sul (Praia/Sertão), sendo liberado o trecho entre as ruas Costa Barros e Torres Câmara. Dessa forma, o acesso à Av. Santos Dumont poderá ser realizado por meio da própria Rua Tibúrcio Cavalcante, sem haver mais a necessidade de utilizar as ruas Marcos Macedo e Osvaldo Cruz. O desbloqueio facilitará o fluxo na região e promoverá mais agilidade para os condutores.

De acordo com o secretário da Infraestrutura Antônio Nei de Sousa, a liberação deste trecho irá trazer mais agilidade no tráfego do entorno da região. ““A liberação do fluxo de veículos da Tibúrcio Cavalcante é uma grande conquista para nós que estamos realizando tratativas desde o inicio de nossa gestão, em busca de cumprir o cronograma que estudamos, visando dar mais agilidade ao tráfego nesse entorno e beneficiar toda a população fortalezense, sobretudo os que circulam muito por essa região”.

Vale lembrar que o fluxo da avenida Santos Dumont, no trecho que compreende as ruas Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, não será liberado. A área citada segue com canteiro em obras.
Neste sábado, a Seinfra concluiu, ainda, as calçadas e toda a sinalização horizontal da via. O teste de carga, realizado com cinco betoneiras carregadas com britas, pesando 150 toneladas, leva em consideração os parâmetros da norma ABNT NBR-9607:2009.

Sobre o empreendimento

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu).

O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de trafegabilidade, mobilidade e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.

Atualmente, o sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana conta com três linhas em funcionamento: Linha Sul, Linha Oeste e o VLT Parangaba-Mucuripe. Ao todo, as linhas possuem aproximadamente 57 quilômetros de extensão, atendendo, em média, mais de 51 mil pessoas por dia.

Leia também | Apenas 4% das crianças de seis meses a cinco anos completaram esquema vacinal contra a Covid em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.