US$ 34 MILHÕES

Petrobras não vai mais privatizar refinaria Lubnor, em Fortaleza

A privatização da Lubnor pela Petrobras envolvia ainda uma disputa por parte da Prefeitura de Fortaleza para reaver o território cedido.

Compartilhe:
27 de novembro de 2023
Portal GCMAIS

A Petrobras decidiu pela recisão do contrato de venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), em Fortaleza. “A Petrobras reforça o seu compromisso com a continuidade operacional da Lubnor, com a confiabilidade e disponibilidade de suas unidades e zelando pela segurança e respeito ao meio ambiente e às pessoas”, diz ainda a estatal em nota divulgada nesta segunda-feira (27).

Petrobras não vai mais privatizar refinaria Lubnor, em Fortaleza
Foto: Divulgação

A venda da refinaria havia sido anunciada ainda em 2022, em operação que somava 34 milhões de dólares. A venda enfrentou resistência por parte dos petroleiros, segundo os quais deveria ter sido cobrado um valor bem maior pela refinaria. A Prefeitura de Fortaleza também desaprovou a decisão, tendo chegado a acionar a Justiça para tentar manter 30% da propriedade do terreno ocupado pela Lubnor.

À época, a Prefeitura informou em nota que aguardava a confirmação da venda para buscar acordo sobre a porção do terreno cedida pelo município à Petrobrás, na época da implantação do empreendimento, na década de 1970. Com a venda para a iniciativa privada, a cessão perde validade. Com isso, caso a venda se efetivasse, o município teria que ressarcido ou ter de volta a posse do terreno.

Cerca de 30% da área total, correspondendo a 60.489,98 m², é formada por quatro agrupamentos de ruas incorporados ao empreendimento por meio da lei nº 4.416 (26/09/1974)

Sobre a Lubnor

Localizada em Fortaleza, no estado do Ceará, a Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) tem capacidade de processamento autorizada de 8,2 mil barris por dia, sendo uma das líderes nacionais em produção de asfalto. É também a única unidade de refino no país a produzir lubrificantes naftênicos.

Leia também | Prefeitura aguarda confirmação da venda da Lubnor para buscar acordo sobre 30% do terreno cedido pelo município

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.