Márcia Catunda
Coluna + Emprego

De que forma o turnover impacta as empresas?

Especialista explica quais processos de uma marca podem ser afetados pela alta taxa de rotatividade de funcionários

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11 de dezembro de 2023
Márcia Catunda

O turnover, ou rotatividade de funcionários, é um assunto importante no mundo empresarial e que merece atenção não apenas do RH. Isso porque a frequência na mudança de colaboradores pode trazer impactos para diversas áreas das marcas, desde a gestão até o financeiro. E isso é ainda mais alarmante no Brasil. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), possuímos o maior índice de rotatividade de funcionários do mundo. A nação registrou um aumento de 56% nessa taxa, superando países como Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%). Mas de que forma o turnover impacta as empresas?

De que forma o turnover impacta as empresas?
iMAGEM: FREEPIK

 

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech líder no mercado nacional, explica que os custos substanciais dessa mudança de funcionários vão além do simples processo de demissão e contratação: “O turnover afeta a eficiência, a cultura organizacional e a capacidade da empresa de manter relacionamentos sólidos com clientes e fornecedores. Portanto, investir em estratégias para reduzir a rotatividade de funcionários é uma decisão financeiramente sensata e benéfica para o sucesso a longo prazo da empresa”.

 

Dito isso, a executiva lista 6 processos que são impactados pelo turnover e traz uma análise sobre cada um deles. Entenda:

 

 

  • Recrutamento e seleção

 

O processo de contratação envolve custos significativos, desde a divulgação de vagas até as entrevistas e avaliações de candidatos. Quando os funcionários deixam a empresa com frequência, esses custos se acumulam rapidamente. A empresa precisa investir tempo e recursos na busca de novos talentos, gastando em publicidade de vagas, agências de recrutamento e nos processos de seleção.

 

 

  • Treinamento e integração

 

Cada novo funcionário precisa ser treinado e integrado à cultura da empresa. Isso requer tempo e dinheiro, pois outros funcionários ou departamentos precisam dedicar esforços para garantir que o novo contratado se adapte e seja produtivo. Quando a rotatividade é alta, esses investimentos em treinamento podem ser desperdiçados repetidamente.

 

 

  • Produtividade reduzida

 

Os funcionários que acabaram de ser contratados geralmente não atingem seu pico de produtividade imediatamente. Eles precisam de tempo para se adaptar aos processos e às equipes, o que pode resultar em uma diminuição temporária da produtividade. Isso pode afetar a qualidade do trabalho e a eficiência operacional, já que acúmulo de funções leva à exaustão e perda de produtividade.

 

 

  • Impacto na moral e cultura

 

A alta rotatividade também pode afetar negativamente a moral dos funcionários e a cultura da empresa. Os funcionários que permanecem na companhia podem se sentir desmotivados e desconfiados, enquanto a cultura corporativa pode se deteriorar à medida que as equipes estão constantemente em fluxo.

 

 

  • Custos ocultos

 

Além dos custos diretos, há custos ocultos associados ao turnover, como a perda de conhecimento e experiência. Funcionários que deixam a empresa levam consigo informações valiosas sobre processos, clientes e estratégias. Substituir esse conhecimento pode ser um desafio caro.

 

 

  • Perda de clientes e fornecedores

 

A rotatividade de funcionários também pode afetar os relacionamentos com clientes e fornecedores. Quando os consumidores lidam com uma equipe em constante mudança, isso pode erodir a confiança e levar à perda de negócios. Da mesma forma, fornecedores podem preferir parceiros comerciais mais estáveis.

 

Ana Paula ainda explica que monitorar a taxa de rotatividade ajuda a marca a se orientar sobre problemas internos: “É preciso questionar o motivo pelo qual os funcionários estão se demitindo. É por causa do salário? As contratações são alinhadas às necessidades dos times? Ou a cultura da empresa não está agradando? O problema pode estar relacionado até na gerência da equipe. Por isso, é essencial estar por dentro do que acontece na companhia”.

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