A Cagece aponta que, dos 22 pontos mencionados no relatório da Seuma, apenas um é de responsabilidade da Companhia e a situação já foi resolvida
Em relatório, Cagece rebate Prefeitura e nega irregularidades na rede de esgoto
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apresentou relatório técnico nesta segunda-feira (4) negando as irregularidades na rede de esgoto que haviam sido atribuídas à Companhia pela Prefeitura de Fortaleza. As acusações foram feitas publicamente pelo prefeito José Sarto (PDT) após uma larga mancha escura tomar o mar da Praia de Iracema, no início do mês de novembro.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, apresentou o relatório que contesta os pontos indicados pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) no último mês. A inspeção do órgão estadual aconteceu entre 6 e 17 de novembro.
Ele assinalou que, dos 22 pontos mencionados no relatório da Seuma, apenas um é de responsabilidade da Cagece, tratando-se de um rompimento de tubulação de água – que, como ele indica, já foi resolvido pelas equipes técnicas da estatal. A Cagece aponta ainda que não foi encontrado qualquer lançamento de esgoto na rede de drenagem da Prefeitura de Fortaleza por meio de ligação realizada pela Companhia.
O órgão diz ainda que, apesar de as outras 21 ocorrências não serem de responsabilidade da Cagece, foi feita a retirada de tubulações antigas. A Companhia também removeu ligações irregulares realizadas por particulares e remanejou tubulações que estavam interceptando a rede de drenagem, mesmo nos casos em que isso não resultava em lançamento de esgoto a essa rede.
Conforme o relatório, em outros 10 pontos indicados pela Seuma foi possível constatar que havia passagem de águas da chuva, de piscinas ou de aparelhos de ar condicionado de estabelecimentos privados – portanto sem qualquer relação com a Cagece.
A estatal ainda pontuou que a demora na divulgação do relatório se deu pela indicação incorreta da localização de algumas das ligações por parte da Seuma, no relatório feito pela Prefeitura de Fortaleza, de modo que a averiguação acabou tomando mais tempo.
Entenda o caso
O caso é tema de tensão entre a Cagece, do Governo do Estado, e o prefeito José Sarto (PDT), desde que veio à tona no início do último mês. Após o surgimento de uma larga mancha escura no mar, Sarto se pronunciou nas redes sociais, no dia 3 de novembro, falando sobre “irregularidades feitas pela Cagece” no que diz respeito à rede de esgoto em Fortaleza.
A Seuma foi acionada para realizar um levantamento dessas ligações irregulares e divulgou, ainda na primeira semana de novembro, um documento que identifica ao menos 26 ligações indevidas, atribuídas à Cagece. Os pontos ficam em diferentes pontos da orla de Fortaleza: na Praia de Iracema, no Poço da Draga e no Riacho Maceió. A inspeção, conforme a Prefeitura, percorreu mais de 140 quilômetros de galerias de drenagem para identificar essas irregularidades.
A tensão entre Cagece e Sarto é mais um capítulo de disputa pública entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado. Desde o início do ano, quando o atual governador Elmano de Freitas (PT) assumiu o cargo, as gestões estadual e municipal vêm trocando farpas publicamente. Elmano foi lançado como candidato após o rompimento entre PT e PDT, a nível estadual, e derrotou o aliado de Sarto – e antecessor na Prefeitura de Fortaleza – Roberto Cláudio (PDT).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Sarto fala de “irregularidades da Cagece” após manchas no mar da Praia de Iracema
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.