ENSINO SUPERIOR

Sisu passará a ter apenas uma edição anual a partir de 2024

O Sisu, que será acessado pelos estudantes em janeiro, passará a funcionar com as determinações da nova Lei de Cotas.

Compartilhe:
11 de dezembro de 2023
Portal GCMAIS

A partir do ano de 2024, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reduzirá para uma o número de edições anuais. A plataforma, criada em 2009 e implementada em 2010, é responsável por selecionar estudantes para universidades públicas em todo o país com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então, havia duas edições por ano, no início de cada semestre.

Sisu passará a ter apenas uma edição anual a partir de 2024
Foto: Rafa Neddemeyer / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) planeja divulgar o edital do próximo ciclo do Sisu ainda nesta semana, com informações mais detalhadas sobre essa modificação.

Para concorrer dentro do Sisu, os estudantes precisam ter participado da última edição do Enem e não podem ter obtido nota zero na prova de redação. Durante todo o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso para concorrer a vagas e, diariamente, a nota de corte de cada curso é divulgada, com base nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os candidatos têm a flexibilidade de alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição.

Na primeira edição do Sisu de 2023, foram disponibilizadas 226.399 vagas distribuídas em 6.402 cursos de graduação, abrangendo 128 instituições federais, estaduais ou municipais de ensino – incluindo, nesse grupo, 63 universidades federais. Por outro lado, a segunda edição de 2023 ofereceu 51.277 vagas, distribuídas em 1.666 cursos de graduação, provenientes de 65 instituições de educação superior.

No último mês de novembro, em outra modificação, o Sisu passou a incluir as novas regras para a Lei de Cotas, que devem valer a partir de 2024. As principais alterações são: a classificação dos candidatos primeiramente na ampla concorrência e só depois a classificação daqueles que atendem aos critérios exigidos para cotistas; a inclusão das cotas específicas para quilombolas; e a redução da renda familiar para reservas de vagas.

Com informações da Agência Brasil.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Enem 2023: confira o gabarito oficial de todas as provas do exame

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.