O investimento será destinado à requalificação de trinta leitos de UTI localizados no bloco principal do IJF
IJF receberá aporte de quase R$ 9 milhões para modernização de UTIs, anuncia José Sarto
A Prefeitura de Fortaleza anunciou, nessa quarta-feira (13), um aporte de quase R$ 9 milhões para obras de readequação e modernização das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Instituto Doutor José Frota (IJF). A ordem de serviços foi assinada pelo prefeito José Sarto durante a comemoração dos 87 anos de história do hospital, reconhecido como o maior centro médico de urgência e emergência de nível terciário da rede de saúde pública do município.
O investimento será destinado à requalificação de trinta leitos de UTIs localizados no bloco principal do IJF, com a previsão de entrega das unidades totalmente reformadas em dez meses. As intervenções visam criar uma estrutura mais moderna, alinhada às normas sanitárias e equipada com tecnologias avançadas, como a instalação de colunas estativas no teto para suporte de diversos equipamentos.
Aporte para obras nas UTIs do IJF
Durante as obras, que terão um prazo de 10 meses, a continuidade dos atendimentos aos pacientes será assegurada, com as internações sendo realocadas para as unidades do Anexo IJF 2. O projeto abrange a substituição completa da rede elétrica, instalação de climatização, renovação de mobiliários, revestimento vinílico no piso e demolição de paredes para otimização dos espaços.
José Sarto destacou a importância do IJF, que atende metade dos casos do interior do estado e metade da capital, e enfatizou o compromisso da prefeitura em proporcionar uma infraestrutura hospitalar de alta qualidade à população de Fortaleza.
IJF – 87 anos de proteção à vida
Em funcionamento desde 1936, o IJF foi inaugurado como Assistência Pública Municipal e renomeado na década de 1970, em homenagem ao médico cearense José Ribeiro da Frota, um dos seus primeiros e mais dedicados diretores.
Evoluindo juntamente com a modernização e o crescimento populacional de Fortaleza, o hospital se consolidou como referência para todo o Estado e até como destaque nacional em seu perfil de atendimento às vítimas de fraturas complexas, lesões vasculares graves, intoxicações agudas e queimaduras. A autarquia municipal também recebeu notoriedade como importante centro de pesquisa e formação profissional, por meio de seus programas de residências médicas e multiprofissionais, internato e estágios acadêmicos, que acolhe mais de 3.000 participantes anualmente.
Atualmente, o IJF é o maior hospital do Ceará em capacidade de acolhimento, com 665 leitos. A estrutura de socorro à população também conta com 20 salas de cirurgia, laboratório e um moderno centro de diagnóstico por imagem, com radiografia e tomografia computadorizada, além dos serviços de ressonância magnética e hemodinâmica inaugurados em 2021 e 2022.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Emergência, com cerca de 6.100 novos acolhimentos mensais, principalmente vítimas de ferimentos e fraturas causadas por acidentes domésticos, de trabalho e colisões de trânsito, conta com mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas em plantão permanente. Aproximadamente 5.000 profissionais atuam direta e indiretamente na assistência aos pacientes, sendo quase 500 deles empossados como novos servidores públicos nos dois últimos anos.
Segundo Fernando Façanha, superintendente adjunto do IJF, a função social do IJF vai além do cuidado com a saúde da população. “O IJF funciona como campo de pesquisa para quatro universidades, com residências médicas, residências multiprofissionais, estágios de diversas profissões, como fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional e serviço social. O hospital presta, além do serviço assistencial, um serviço de formação educacional de impacto muito grande para a sociedade.”
Leia também | Ceará: confira o protocolo de isolamento por Covid-19 no estado
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.