INICIATIVA SUSTENTÁVEL

Prefeitura de Fortaleza coleta recicláveis na porta de casa com agendamento online

Catadores em triciclos elétricos atendem às residências e estabelecimentos que solicitam o serviço, disponível em 12 bairros da Capital.

Compartilhe:
15 de dezembro de 2023
A10

Quilos e mais quilos de recicláveis são levados diariamente aos Ecopontos de Fortaleza, locais adequados para destinação dos materiais e para evitar que os resíduos sejam descartados de forma inadequada. O Re-ciclo Fortaleza garante a coleta seletiva, gratuita, porta a porta, através de agendamento on-line.  Catadores em triciclos elétricos atendem às residências e estabelecimentos que solicitam o serviço, disponível em 12 bairros da Capital.

Prefeitura de Fortaleza coleta recicláveis na porta de casa com agendamento online
Foto: Alex Costa

“Atualmente com esse projeto, os catadores são remunerados pelos serviços ambientais prestados, não só pela venda dos materiais. Além de melhorias logísticas, deles conseguirem percorrer distâncias duas vezes maiores, com o dobro da velocidade, eles também apresentam melhorias laborais, de fazer menos esforço, de sentir menos dor no corpo e tem um plus, que é de dar mais visibilidade para esses profissionais”, destacou Nirlânia Diógenes, gerente de projetos do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor).

Ao todo, são 46 triciclos utilizados pelas associações integrantes do Re-ciclo Fortaleza. A utilização do veículo trouxe vantagens ao trabalho dos catadores. “A experiência está sendo muito boa. Antes, a gente fazia puxando carrinho de mão, uma carroça. Era bem mais pesado. Agora com o triciclo melhorou muito, porque ele é muito motorizado”, conta Alice de Sousa, catadora há um ano, que segue os passos da mãe.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com o Re-ciclo, houve aumento na eficiência da coleta de recicláveis em Fortaleza. O índice chegou a 9%, acima da média do país, de 4%, mas, ainda é preciso que a população faça a sua parte.

Na Tapera das Artes, em Aquiraz, música e sustentabilidade caminham juntas. No local, vários instrumentos são produzidos à base de materiais recicláveis e, também, naturais. Um exemplo são as flautas de cerâmica, feitas pelo flautista Aramis Alves. “Todos os instrumentos eu faço já pensando em ter uso comercial, musical mesmo, para tocar regularmente, como qualquer outro instrumento”, explicou o flautista.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Na loja da Tapera das Artes, é possível conferir o resultado do trabalho feito pelos jovens atendidos na Associação. Qualidade sonora, estética e compromisso com a natureza são as marcas do projeto. “Um violino feito com lata, não tem a mesma sonoridade do violino de madeira, ou com uma caixa de papel ou de PVC. Isso é a nossa riqueza, que é a nossa reciclagem como músico, como pessoa. A descoberta de poder fazer uma música diferente, original, autoral sua”, ressaltou Fernando Sardo, coordenador da oficina de instrumentos da Tapera das Artes.

Sobre o Re-ciclo Fortaleza

O Re-ciclo nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Concebido pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), o Re-ciclo é coordenado pela Citinova e tem execução liderada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) da Prefeitura de Fortaleza.

O projeto conta com a colaboração da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), da Regional 2, da Regional Centro e da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Atualmente, conta com parceria do iFood e execução da startup Solos, que traz o primeiro modelo de inovação aberta do País para a coleta de recicláveis.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.