Em setembro deste ano, Luizianne Lins (PT) lançou oficialmente a sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza para as eleições municipais de 2024
Camilo “deu todo apoio à candidatura adversária”, diz Luizianne sobre 2016 e 2020
A deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) comentou, nesta sexta-feira (15), sobre não ter recebido apoio do então governador Camilo Santana (PT) nas últimas eleições municipais na capital cearense, apesar de os dois serem correligionários. A declaração foi feita durante live realizada pela própria parlamentar, para tratar das pré-candidaturas do partido à Prefeitura de Fortaleza em 2024.
Na ocasião, ela lembrava que foi candidata pelo partido em 2016 e 2020, períodos em que o PT vivia momentos difíceis eleitoralmente – em meio ao imepachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Luizianne conta que estava “cumprindo missão” nesses dois pleitos.
“Lembrem-se que não tive o apoio do governador [Camilo Santana], que era do PT. Não apoiou nossa candidatura, ao contrário: deu todo apoio à candidatura adversária à nossa, e a mesma coisa [aconteceu] em 2020”, comentou Luizianne. Camilo, até 2022, era aliado próximo do PDT e do grupo político de Ciro Gomes e Roberto Cláudio. Em 2016, Camilo mantinha parceria política com RC e não chegou a demonstrar publicamente apoio a ele no primeiro turno da disputa – porque o PT tinha candidatura própria – mas também não fez campanha para Luizianne. O mesmo aconteceu em 2020, com o pedetista José Sarto, que também disputou contra a ex-prefeita.
“[Disputei] A pedido do presidente Lula, porque também os quadros do PT não estavam muito dispostos em 2020, porque tínhamos sofrido a prisão política do Lula, e posteriormente tivemos a eleição do Bolsonaro. Tudo isso faz com que a gente entenda o que é cumprir missão”, disse Luizianne.
O argumento da ex-prefeita é de que ela, tendo cumprido essa missão nos momentos em que o partido estava em baixa, se cacifou para disputar uma eleição em que de fato o PT surge com mais força do que antes. O postulante que disputar o Paço Municipal pela sigla em 2024 terá o apoio do presidente Lula, do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana – todos petistas – e portanto já começará a disputa com força eleitoral redobrada.
O PT atualmente conta com quatro pré-candidatos, incluindo Luizianne, e chegará a cinco nomes avaliados a partir da filiação de Evandro Leitão, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Ele teve o pedido de filiação aceito esta semana, saindo do PDT.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Luizianne defende que PT faça prévias para definir candidato à Prefeitura
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.