PREVISÃO DO TEMPO

Inmet alerta para chuvas intensas no Ceará e em outros 11 estados

Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm por dia

Compartilhe:
3 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (3) sobre a ocorrência de chuvas intensas no Ceará, no Distrito Federal e em outros 11 estados brasileiros. O aviso permanece em vigor até esta quinta-feira (4) e há possibilidade de extensão para os próximos dias.

Inmet alerta para chuvas intensas no Ceará e em outros 11 estados
Foto: Reprodução

O Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm por dia, acompanhadas por ventos intensos variando entre 60 a 100 km/h. Além disso, alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O alerta abrange não apenas o Distrito Federal, mas também estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Entre os estados mencionados estão partes de Goiás e Mato Grosso, na região Centro-Oeste; Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Piauí, no Nordeste; Pará, Rondônia e Tocantins, no Norte, e Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste.

Alerta de chuvas intensas no Ceará

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, esclarece que o aviso não significa chuvas intensas em todas as regiões, mas destaca que a instabilidade é típica do verão, relacionada à atuação da zona de convergência do Atlântico Sul. Essa zona, que mantém a umidade nessas regiões, deve continuar atuante nos próximos dias.

A orientação do Inmet em situações como essa é evitar abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia e placas de propaganda, e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

* Com informações da Agência Brasil.

Leia também | Ceará deve seguir com condições de chuva até esta quarta-feira (3)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.