MAIS 3,42 KM

Fortaleza amplia malha cicloviária no Presidente Kennedy e no José Walter

As medidas integram o programa Pedala Mais, que tenta dobrar a proporção de ciclistas na cidade

Compartilhe:
9 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

A malha cicloviária da cidade de Fortaleza ganhou 3,42 quilômetros de extensão nos bairros Presidente Kennedy e Conjunto José Walter. A ampliação, conforme a Prefeitura de Fortaleza, acontece por meio do programa Pedala Mais. As sinalizações foram executadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Fortaleza amplia malha cicloviária no Presidente Kennedy e no José Walter
Foto: Prefeitura de Fortaleza

No Conjunto José Walter, os ciclistas que passam pela Av. H e a Av. I agora contam com uma ciclofaixa de 2,82 km no trecho compreendido entre a Av. Presidente Castelo Branco e Av. João de Araújo Lima. As sinalizações fazem ligação com as infraestruturas da Av. João de Araújo Lima, Av. G e Av. D.

Já no Presidente Kennedy, a Rua Olavo Bilac foi contemplada com uma ciclofaixa de extensão de 0,5 km no trecho entre a Av. Sargento Hermínio e Rua Barão do Crato. A estrutura é conectada com a malha cicloviária da Av. Sargento Hermínio – que atualmente está em fase de obras – e da Rua Barão do Crato.

A Prefeitura ressalta que, na Rua Barão do Crato, já foi implantada uma ciclorrota de 100 metros, que tem como objetivo funcionar como solução de compartilhamento da via, incentivando um tráfego mais calmo entre veículos motorizados e bicicletas. A intervenção é interligada à ciclofaixa da Rua Olavo Bilac e à ciclovia da Av. Dr. Theberge.

A cidade, com as novas estruturas, passa a ter 434,7 km de malha cicloviária, sendo 131,7 km de ciclovias, 286,9 km de ciclofaixas, 12,6 km de ciclorrotas e 3,5 km de passeio compartilhado.

Bicicletar

A gestão municipal ainda destaca que está expandindo o sistema de bicicletas compartilhadas para mais áreas da cidade. Destaca que serão implantadas 105 novas estações do Bicicletar e sete do MiniBicicletar até o final do próximo ano.

Os equipamentos devem beneficiar bairros como José Walter, Maraponga, Mondubim, Bom Jardim e Vila Velha. A Prefeitura conta que o sistema ainda será modernizado, com pelo menos 100 bicicletas elétricas dotadas de pedal assistido e autonomia mínima de 50 km.

As medidas integram o programa Pedala Mais, que pretende dobrar a proporção de ciclistas em Fortaleza de 5% para 10% nos próximos 10 anos por meio de ações em manutenção, expansão e melhoria da malha cicloviária e do Bicicletar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Leia também | Eleições 2022: o que pode e o que não pode na reta final do 2º turno

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.