INCÊNDIO DE TURFA

Bombeiros: Incêndio no Cocó também tem focos de fogo subterrâneo

O fogo já chega no terceiro dia, com os primeiros focos tendo iniciado na noite de quarta (17)

Compartilhe:
19 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

O incêndio em curso no Parque do Cocó, em Fortaleza, também conta com focos de fogo subterrâneo, conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O incêndio, nesta sexta-feira (19), já está no terceiro dia, tendo iniciado ainda na noite de quarta (17).

Bombeiros: Incêndio no Cocó também tem focos de fogo subterrâneo
Foto: Reprodução

“É um fogo chamado fogo de turfa, subterrâneo, que a olho nu a gente não enxerga. Mas os bombeiros, com sua expertise… Ao longo do terreno tem uma fumaça, que são gases emanados pelo terreno. O bombeiro visualiza e, naquele ponto, concentra água para abafar o foco de calor que tem no subterrâneo”, explica o comandante geral do CBMCE, Coronel Cláudio Barreto.

O incêndio de turfa é considerado um dos tipos mais complexos de incêndios florestais, justamente por ser mais difícil de enxergar na superfície. Ele leva esse nome devido à turfa, que é um material orgânico que resulta da decomposição da vegetação acumulada no solo. O resultado desse processo acaba sendo altamente inflamável, em um material que se acumula debaixo do chão.

Em alguns casos, o solo chega a esquentar de modo que não é possível aproximar as mãos. O risco se maximiza pela dificuldade de identificar o foco do incêndio, e sem o devido procedimento o fogo consome a vegetação até o fim.

Segundo Cláudio Barreto, nas últimas horas as equipes têm empenhado ações diferenciadas no combate ao incêndio, como o uso de uma retroescavadeira para ter acesso mais rápido a pontos específicos do Parque. A partir disso, são usadas viaturas menores, com tração 4×4, para chegar a esses locais.

“Temos três equipes diferentes do Corpo de Bombeiros atuando, uma na av. Sebastião de Abreu e outras duas no Parque, sendo que essas duas do Parque têm um trabalho mais lento, demorado, braçal, tem que chegar bem próximo ao foco”, explica ele. As equipes também têm feito uso de embarcações, pelo rio.

O Corpo de Bombeiros tem atuado junto com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que tem fornecido água e bombonas para a operação, além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e da Semana de Proteção Animal (Sepa).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Incêndio no Parque do Cocó já dura mais de 35 horas

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.