TEREZA E BRUNO

Documentário cearense ganha dois prêmios no festival de cinema de Natal

Produção foi eleita “melhor filme” tanto pelo público quanto pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCIRN)

Compartilhe:
30 de janeiro de 2024
Portal GCMAIS

O documentário cearense “Tereza e Bruno”, que narra a saga de um filho para cuidar da mãe vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ganhou dois prêmios no festival de cinema de Natal, ocorrido nos últimos dias 24, 25 e 26 de janeiro. A produção foi eleita “melhor filme” tanto pelo público quanto pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCIRN).

Documentário cearense ganha dois prêmios no festival de cinema de Natal
Foto: Divulgação

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Prêmio da Crítica é concedido a obras que “investem em novas linguagens e impulsionam o trabalho das novas gerações”. Neste ano, apenas duas foram agraciadas. Ao todo, 20 filmes formaram as duas mostras do festival, uma só com obras norte-rio-grandenses (Cine Verão Poti) e outra com trabalhos de oito estados e Distrito Federal, sendo quatro do Nordeste (Cine Verão Brasil).

“Tereza e Bruno” era o único representante cearense na disputa. “Vencer por escolha do público e da crítica especializada acho que diz muito sobre como o filme tem sido recebido por onde passa. As pessoas se identificam e se emocionam porque a história é muito visceral. É a vida real acontecendo ali, na tela. A gente fica feliz porque, afinal, cinema é pra isso mesmo: pra ser visto por gente”, afirma a diretora do documentário, Rosane Gurgel.

“Esse trabalho foi feito em meio à pandemia de coronavírus e exigiu de toda a equipe um cuidado especial com a dona Tereza, porque ela tinha 92 anos na época e condição dela, de paciente crônica e acamada, inspirava mais atenção mesmo. Foram dois dias de trabalho em 2020, numa época em que sequer havia vacina. A confiança que a família teve na gente foi fundamental pra tudo dar certo”, complementou a cineasta.

Documentário cearense vence festival de cinema de Natal

As entrevistas e imagens foram feitas na casa de Tereza e Bruno, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza. Desde o lançamento do filme, em novembro de 2022, a produção acumula oito prêmios, sendo dois de festivais internacionais.

“Apesar de ter como pano de fundo uma história de dor, porque cuidar de uma pessoa sequelada de AVC é muito doloroso, o documentário não se resume a isso. Acho que a grande sacada é essa: mostrar que o amor é maior do que qualquer desafio sem romantizar a condição da minha mãe. O resultado ficou sensível e forte”, avalia Bruno de Castro.

PRÊMIOS JÁ CONQUISTADOS POR “TEREZA E BRUNO”:

Melhor Trilha Sonora – OFF Pocket
Melhor Documentário – Cinephiles Choice Awards
Melhor Filme – 6ª Mostra de Cinema de Fama
Menção Honrosa – Bee Film Festival
Melhor Roteiro – Festival Internacional de Cinema – CineMaz
Melhor Curta Documentário – International Independent Film Awards
Melhor Filme – Cine Verão Brasil
Prêmio da Crítica – Cine Verão Brasil

FICHA TÉCNICA:

Direção e roteiro: Rosane Gurgel
Produção: Danielle Falcão e Rosane Gurgel
Fotografia: Helton Vilar
Edição e montagem: Helton Vilar
Trilha sonora original: Jean Nands
Som: Fábio Xavier
Ano: 2022
Personagens: Tereza Brito, Bruno de Castro e Socorro Dantas
Produção Audiovisual: Comunik Filmes

Leia também | Com Pré-Carnaval, Dragão do Mar divulga programação de fevereiro; confira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.