Dino reassumiu temporariamente seu mandato como senador antes de assumir como ministro do STF
Flávio Dino promete atuar pela harmonia entre os poderes em último discurso no Senado
Flávio Dino (PSB-MA), em último discurso como senador antes de assumir como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou seu compromisso com a harmonia entre os poderes. Ele assegurou que, no STF, respeitará as presunções constitucionais de legalidade e inocência, e promoverá o diálogo institucional para garantir a estabilidade entre os Três Poderes.
Dino, que teve sua indicação aprovada pelo Senado em dezembro de 2023, ressaltou a importância da imparcialidade, isenção e cumprimento rigoroso da Constituição e das leis em sua futura atuação como ministro. Ele expressou confiança na política como instrumento fundamental para o país, criticando a espetacularização e enfatizando a necessidade de líderes políticos comprometidos com causas genuínas e não com interesses midiáticos.
O político maranhense também abordou a questão da judicialização de decisões políticas, destacando que a transferência de decisões para o âmbito judicial muitas vezes decorre de fenômenos mais amplos, e não de uma apropriação unilateral. Ele alertou para a necessidade de compreender que a crise de legitimidade do sistema político é um desafio global.
Dino reassumiu temporariamente seu mandato como senador antes de assumir como ministro do STF, cargo para o qual será empossado nesta quinta-feira (22). Seu último dia como senador será nesta quarta-feira (21), encerrando assim sua trajetória no Congresso Nacional para integrar a mais alta corte de Justiça do país.
Leia também | Flávio Dino anuncia proposta para fim da aposentadorias compulsórias para juízes e militares
Ex-deputado federal e ex-governador do Maranhão, Dino atuou como juiz federal por mais de 12 anos. Além de chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandou o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) entre 2011 e 2014. Hoje, ao agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por indicá-lo para o STF, mencionou a possibilidade de, um dia, retornar a disputar uma eleição.
“Não sei se Deus me dará a oportunidade de estar novamente na tribuna do Parlamento, no Senado ou na Câmara. Tenho me animado muito acompanhando as eleições dos Estados Unidos, porque os dois [principais] contendores [adversários, referindo-se ao democrata Joe Biden e ao republicano Donald Trump] têm cerca de 80 anos. Então, quem sabe após a aposentadoria, em algum momento, se Deus me der vida e saúde, eu possa aqui estar. Não sei se o povo do Maranhão me dará esta oportunidade. Por isso, considero que esta seja a última vez”, finalizou Flávio Dino em discurso.
*Com informações da Agência Brasil.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.