O número de casos usualmente aumenta durante os períodos chuvosos
Fortaleza: UPAs e postos somam 8.514 casos de virose da mosca em janeiro
Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal, em Fortaleza, atenderam em janeiro um total de 8.514 casos de Doença diarreica aguda (DDA) ou gastroenterite aguda, popularmente conhecida como “virose da mosca”. Desses, foram 3.257 casos atendidos nos postos, além de 5.257 atendidos nas UPAs municipais. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS).
O número de casos usualmente aumenta durante os períodos chuvosos. Segundo Dr. Rui de Gouveia, gerente da célula de epidemiologia de Fortaleza, entre os fatores para esse crescimento estão o aumento das situações de aglomerado de pessoas e ainda a volta às aulas, com crianças sendo algumas das principais atingidas por esses vírus.
“Há também as diarreias agudas causadas por alimentos contaminados ou por água potável contaminada, mas que podem ser evitados com armazenamento adequado e cozimento dos alimentos, além de se realizar o processo de filtragem ou fervura da água. Condições de higiene precárias contribuem para aumentar o risco de contaminação dos alimentos”, explica ainda o médico.
Ele ainda elenca que a higiene precária atrai moscas e que por isso elas acabam sendo relacionadas às doenças, ainda que não sejam os agentes causadores. “Na verdade, as moscas são apenas uma consequência dos maus hábitos de higiene. Portanto, para evitar as doenças diarrecas agudas, nós devemos lavar bem as mãos após utilizar o banheiro e, principalmente, antes de preparar alimentos, ferver ou filtrar água antes de beber, cozinhar os alimentos, ter bons hábitos de higiene e cuidado com a manipulação do lixo e, no caso das crianças, manter todas as vacinas atualizadas.”
As doenças diarreicas agudas são caracterizadas por fezes amolecidas, na maioria das vezes de natureza aquosa, que se apresentam de forma súbita. Normalmente elas são causadas por infecções virais agudas, sendo a transmissão desses vírus feita pelo contato com outras pessoas infectadas.
Sintomas da virose da mosca
– Náuseas
– Vômitos
– Diarreias
– Febre
– Cólicas abdominais
– Desidratação
Leia também | Virose da mosca: período chuvoso favorece contaminação
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.