O Pibid, programa da pasta federal, concede bolsas aos licenciandos e aos professores
Ministério da Educação lançará edital com novas bolsas de iniciação à docência
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai lançar ainda no primeiro semestre um edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com novas vagas. O planejamento para esse lançamento está em fase de ajustes finais, conforme a pasta federal.
O lançamento do edital será feito por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes, a seleção abrangerá alunos de todos os semestres dos cursos de licenciatura, retomando o desenho original do Pibid. “O edital será para os quatro anos de curso”, disse ela ainda.
O tema foi abordado em reunião realizada na última quarta-feira (21) na sede da autarquia, em Brasília. Na ocasião, também estiveram presentes Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes; Cristiane Antonia Hauschild Johann, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica (Forpibid-RP); e a equipe da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB/Capes) responsável pela execução do Programa.
Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência. Com isso, o objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para o aprimoramento da educação básica pública no Brasil.
O MEC busca, com isso, inserir alunos da primeira metade dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, de modo a contribuir também com a formação de professores em nível superior. O programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das instituições de ensino superior (IES).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também | Pé-de-Meia: programa dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda do ensino médio
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.