FGTS Digital oferece uma interface totalmente web, permitindo aos empregadores a emissão de guias digitais de pagamento de forma rápida e personalizada
FGTS adota pagamento via Pix; mudanças começam a partir de março
O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou uma mudança no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com a chegada do FGTS Digital. A principal novidade é a integração com o Pix, o sistema de pagamento instantâneo que vem revolucionando as transações financeiras no Brasil. A partir de março, os pagamentos do FGTS poderão ser feitos de forma mais ágil, utilizando a tecnologia de pagamentos do Pix.
A inovação será lançada nesta terça-feira (27) e traz consigo uma série de melhorias na forma como os trabalhadores terão acesso aos seus recursos.
Com base nos dados do eSocial, o FGTS Digital oferece uma interface totalmente web, permitindo aos empregadores a emissão de guias digitais de pagamento de forma rápida e personalizada. Além disso, os trabalhadores terão acesso facilitado aos seus extratos de pagamento, possibilitando a consulta de informações e a verificação de débitos em aberto.
A implementação do Pix como método de pagamento traz uma série de vantagens, como a eliminação de intermediários e a redução do tempo de processamento das transações. Com isso, espera-se uma significativa melhoria na eficiência e na segurança do sistema de recolhimento do FGTS.
O FGTS Digital é fruto de uma parceria entre o Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do FGTS, Serpro e Caixa Econômica Federal, e representa mais um passo na modernização dos serviços públicos no Brasil.
O projeto conta com a parceria do Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS), Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Serpro e Caixa Econômica Federal.
Entre os benefícios do FGTS Digital estão:
- Facilidade na emissão e personalização de guias;
- Agilidade no processo de individualização dos depósitos nas contas vinculadas dos trabalhadores;
- Rapidez no pagamento de FGTS em atraso, permitindo o recolhimento de vários meses em uma única guia;
- Cálculo automático da multa do FGTS com base no histórico de remunerações do eSocial;
- Ferramenta automática para recomposição de salários de períodos anteriores e pagamento da indenização compensatória.
Além disso, a plataforma também possibilitará o uso do Pix como forma de pagamento do FGTS, proporcionando ganhos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização na conta do trabalhador.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.