MAIS DE UM MÊS APÓS INCÊNDIO

Estudo que avalia degradação do Parque do Cocó será apresentado dia 16 de março

O incêndio no Parque do Cocó iniciou na noite do dia 17 de janeiro deste ano

Compartilhe:
4 de março de 2024
Portal GCMAIS

O estudo que avalia a situação da degradação do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza,  já está pronto e será apresentado no próximo dia 16 de março. A criação de um grupo técnico para diagnosticar a área afetada pelo incêndio foi feito depois que os trabalhos para debelar as chamas foram finalizados. O local foi atingido por um incêndio entre os dias 17 e 20 de janeiro deste ano.

Estudo que avalia degradação do Parque do Cocó será apresentado dia 16 de março
Foto: Reprodução

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Até o presente momento a Sema não tornou esse documento público nem disse as ações que seriam propostas e as que seriam tomadas. Quando houve outros incêndios o governo do Estado se propôs a recuperar essas áreas, foram feito estudos, mas nada foi posto em prática. O parque do Cocó ficou 11 meses sem um administrador, isso no deixa ainda mais apreensivo”, explicou o ambientalista e membro do movimento Pró-Árvore, Leonardo Jales.

A área afetada pelo incêndio foi equivalente a uma extensão de quatro campos de futebol. o fogo foi registrado na vegetação do local que é uma área de preservação ambiental.

Para o deputado estadual Renato Roseno que também atua na área de defesa do Meio Ambiente e está acompanhando também esse caso, é preciso averiguar de forma urgente as causas e impactos ambientais do incêndio no Parque do Cocó, mas destacou também que é fundamental ampliar as brigadas de incêndio não só em Fortaleza, mas em todo o Ceará.

“A realidade das mudanças climáticas ela já é presente, então a possibilidade de incêndios florestais em unidades de conservação podem se avolumar e a gente tem que está precavido a isso. O Parque do Cocó é talvez a nossa unidade mais visível , a mais conhecida, mas há dezenas de outras unidades em todo o Estado que precisam dessa atenção”, afirmou Roseno.

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará disse em nota que o resultado dos estudos sobre os impactos causados pelo incêndio no Parque Estadual do Cocó serão entregues em um evento agendado para 16 de março, no ato que marcará a abertura da Festa Anual das Àrvores 2024 com a participação do governador Elmano de Freitas.

Incêndio no Parque do Cocó

O incêndio no Parque do Cocó iniciou na noite do dia 17 de janeiro deste ano. No auge das chamas, a fumaça se espalhou por vários bairros da capital cearense e chegou até o município de Caucaia, distante 30 km do parque. As chamas só foram controladas no dia 20 de janeiro após um intenso trabalho dos bombeiros no local.

O Parque do Cocó é o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste do Brasil, com área de 1.581,29 hectares.

Leia também | Estacionamento de shopping é tomado por fumaça de incêndio do Parque do Cocó

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.