CENTRO DE FORTALEZA

IDT realiza mutirão para inclusão de mulheres no mercado de trabalho no Ceará

O projeto é feito para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março

Compartilhe:
6 de março de 2024
Portal GCMAIS

É lançado nesta quarta-feira (6) o mutirão do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) que tem como objetivo alavancar a inclusão de mulheres cearenses no mercado de trabalho. A iniciativa é promovida em conjunto com a Secretaria das Mulheres e a Secretaria do Trabalho, da gestão estadual, e contará também com a participação do Ceará Credi Mulher.

IDT realiza mutirão para inclusão de mulheres no mercado de trabalho no Ceará
Foto: Tatiana Fortes / Governo do Ceará

Com isso, serão realizados processos seletivos na unidade do Centro do IDT/Sine ao longo do dia, englobando diversos setores. Também são ofertados serviços de saúde, encaminhamento para qualificação e palestra de orientação para atuarem como trabalhadoras autônomas.

O projeto é feito para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, antecipando ainda outras ações previstas para a semana. No próprio 8 de março, a iniciativa terá continuidade em toda a rede do IDT/Sine, com seleções para mais de 700 vagas de emprego nas unidades do Instituto.

Discriminação

Para o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, a proposta é uma alternativa para diminuir a discriminação que ocorre hoje no mercado de trabalho. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as mulheres foram contempladas com apenas 38% das novas vagas de emprego em 2023.

Além disso, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) demonstram que, enquanto a taxa de desemprego masculina no quarto trimestre de 2023 ficou em 8,7%, entre as mulheres foi de 10,5% – uma diferença no patamar de 3,1 pontos percentuais.

“Esperamos poder contribuir para a mudança dessa realidade, por meio de ações que possibilitem a autonomia financeira das mulheres através da inserção produtiva, seja pelo trabalho com carteira assinada ou pelo empreendedorismo”, pontua o secretário.

O presidente do IDT, Raimundo Angelo, orienta que “as trabalhadoras que não conseguirem comparecer, podem ir em qualquer Unidade do IDT/Sine, não importa o dia, com a sua documentação completa, para o encaminhamento às oportunidades de emprego”.

Serviço
Mutirão de atendimento de trabalho para mulheres
Dia: 06/03/2024
Horário: A partir de 8h
Local: Unidade do IDT/Sine Centro (Rua Assunção, 699)

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Micro e pequenas empresas empregam 80% da população com carteira assinada

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.