VIOLÊNCIA

Conjunto habitacional de Fortaleza registra noite de ataques com troca de tiros e carro incendiado

Policiamento foi intensificado na região, com patrulhamento contínuo realizado pelo 16º Batalhão Policial Militar

Compartilhe:
15 de março de 2024
Portal GCMAIS

Moradores do Residencial José Euclides, localizado no bairro Jangurussu, em Fortaleza, enfrentaram momentos de terror na madrugada desta quinta-feira (14). Um carro foi incendiado e uma série de tiros foram disparados supostamente por membros de uma facção criminosa, em meio a uma disputa territorial com rivais que controlam o tráfico de drogas na área.

Conjunto habitacional de Fortaleza registra noite de ataques com troca de tiros e carro incendiado
Foto: Reprodução

O tumulto iniciou após uma interrupção no fornecimento de energia, deixando parte do condomínio na escuridão. Diante do caos, os moradores foram orientados a permanecer em suas residências enquanto o confronto acontecia do lado de fora. Mais de 13 mil pessoas residem no local.

Carro incendiado e tiros em residencial de Fortaleza

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) confirmou que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada para responder a ocorrência de disparos de arma de fogo no residencial. Um veículo incendiado foi encontrado em uma via pública, porém, não houve relatos de feridos.

Até o momento, nenhum suspeito foi detido. Equipes da PMCE e da Polícia Civil estão empenhadas em investigar e identificar os responsáveis pelo incidente.

O policiamento foi intensificado na região, com patrulhamento contínuo realizado pelo 16º Batalhão Policial Militar, que emprega diversas unidades especializadas para garantir a segurança dos moradores.

Facções em Fortaleza

Em um episódio recente, o bairro Pirambu, em Fortaleza, viveu dias de tensão após a morte de um traficante em confronto com a polícia no Rio de Janeiro, no dia 31 de janeiro deste ano. Os criminosos que moram na Capital cearense fizeram ameaças aos moradores do Pirambu em retaliação à morte do líder da facção carioca que tem atuação em Fortaleza.

De acordo com mensagens compartilhadas pelos moradores em aplicativos, o comércio do bairro Pirambu ficou de portas fechadas no dia seguinte da morte do traficante. A comunidade relatou ainda que algumas linhas de ônibus também estão evitando passar pelas ruas e avenidas do bairro.

Equipes do 20º Batalhão do Policiamento Ostensivo Geral (POG), além do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) reforçam o policiamento ostensivo na região. Equipes dos setores de inteligência da SSPDS, da PMCE e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) também atuam na área.

Prisões no Pirambu

Dois homens foram presos, em Fortaleza, suspeitos de terem matado o policial militar Bruno Lopes Marques, de 27 anos, no bairro Carlito Pamplona. O crime aconteceu no dia 12 de janeiro deste ano, quando o agente de segurança estava de folga, jogando baralho acompanhado de amigos.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou as capturas nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu, onde foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Com um dos dois homens presos, foram apreendidas 42 trouxinhas de cocaína e 11 trouxinhas de maconha, além de um relógio importado e uma quantia em dinheiro.

Os dois foram conduzidos para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP), onde foram cumpridos mandados de prisão temporária contra os dois – e, no caso do suspeito de 23 anos de idade, ele também foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Os dois agora estão à disposição do Poder Judiciário.

Ainda durante a ação da polícia, dois adolescentes de 16 anos, que já respondem por atos infracionais análogos ao estatuto do torcedor, foram presos em flagrante em posse de duas armas de fogo e 800 munições calibres ponto 40 e 9 milímetros. Os adolescentes foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram autuados por ato infracional análogo ao crime de porte de arma de fogo e tráfico de drogas.

Conforme as forças de segurança, o DHPP continua à frente das investigações para tentar elucidar a morte do policial, em Fortaleza, e identificar se houve participação dos suspeitos em outros crimes na região.

Leia também | Menina de 6 anos é encontrada morta dentro de carro abandonado em Caucaia

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.