NOVO MANDATO

Putin vence eleição na Rússia e se manterá no poder até 2030

O favoritismo de Putin foi confirmado após três dias da votação que começou na sexta-feira (15)

Compartilhe:
17 de março de 2024
Portal GCMAIS

Vladimir Putin venceu a eleição russa e se manterá no poder até 2030. A informação foi confirmada neste domingo (17) pela TV estatal Russia-24.

Putin vence eleição na Rússia e se manterá no poder até 2030
Foto: Reprodução

De acordo com a Comissão Eleitoral Central da Rússia, Putin teve cerca de 87% dos votos, com cerca de 60% dos distritos eleitorais apurados até por volta das 17h52 deste domingo (17). Este cenário já havia sido indicado por resultados de pesquisas de boca de urna divulgados logo após o encerramento da votação.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O favoritismo de Putin foi confirmado após três dias da votação que começou na sexta-feira (15) e terminou neste domingo por volta das 15h (horário de Brasília). Mais de 8 milhões de pessoas votaram online, segundo o órgão.

O atual presidente não tinha outros concorrentes com real chance de vitória. Isso porque os outros três candidatos, todos deputados, são considerados fantoches — eles votaram a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e já fizeram declarações públicas de apoio a Putin.

Putin está no poder há 24 anos e é o presidente mais longevo da Rússia desde Josef Stalin, da época da União Soviética. Caso eleito, o que a imprensa internacional dá como certo, o atual presidente terá a chance de ultrapassar os quase 30 anos de Stalin no comando. Em 2020, Putin mudou a Constituição para poder ficar no cargo até 2036.

Na prática, Putin não permite que opositores reais disputem eleições contra ele — foi o que aconteceu neste ano. Veículos de imprensa também foram banidos —inclusive o “Novaya Gazeta”, cujo fundador venceu um Nobel da Paz por causa do jornal.

Leia também  | Heineken vende operação por 1 euro e deixa Rússia por causa da guerra

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.