Dos reservatórios vertendo, apenas o Caldeirões e o São Domingos não pertencem às bacias mais ao norte do estado
Sobe para 20 o número de açudes sangrando no Ceará; 12 estão acima de 90%
Subiu para vinte a quantidade de açudes sangrando no Ceará, conforme divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os dados são da manhã desta segunda-feira (18). Outros doze reservatórios registram mais de 90% da capacidade total.
Entre os açudes que atingiram o ponto de sangria hoje estão o Diamantino II, localizado em Marco, e o São Domingos, em Caridade. Com isso, o acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh alcançou a marca de 42% da capacidade. No início da quadra chuvosa, esse percentual era de 37%.
As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, situadas na porção norte do Ceará, destacam-se por apresentarem mais de 80% de acumulação de água, cada uma.
Entretanto, as regiões hidrográficas do Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús ainda permanecem em alerta, com volumes abaixo de 30% da capacidade. Adicionalmente, outros 42 açudes seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade.
Dos reservatórios vertendo, apenas o Caldeirões e o São Domingos não pertencem às bacias mais ao norte do estado.
Açudes vertendo no Ceará
Diamantino II
São Domingos
Sobral
Quandú
Acaraú Mirim
Arrebita
Caldeirões
Cauhipe
Forquilha
Gerardo Atimbone
Germinal
Itaúna
Patos
Santa Maria de Aracatiaçu
Santo Antônio de Aracatiaçu
São Pedro Timbaúba
São Vicente
Tucunduba
Tijuquinha
Gangorra
Funceme prevê incidência de chuva no Ceará para o Dia de São José
O Ceará deve ter fortes registros de chuva nesta terça-feira (19), Dia de São José, conforme antecipou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A data, que marca o dia do santo padroeiro do Ceará, tem como principal símbolo as precipitações no sertão, indicando boa colheita para o setor agrícola.
Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme, explica que essa tendência é indicada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é apontada como um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atuam nos trópicos, sendo também o principal causador de chuvas no Nordeste brasileiro, incluindo o Ceará.
“Tudo isso favorece a formação de nuvens de chuva para hoje, dia 18, e para amanhã, 19 de março. Toda a faixa litorânea, ou centro-norte do estado, melhor dizendo, deve receber maiores volumes, mas no resto do estado também chove, com chuvas isoladas”, conta ela.
A data em que é comemorado o Dia de São José, diz a especialista, tem relação com o equinócio de outono – a mudança, no Hemisfério Sul, da estação verão para a estação outono. Além disso, é uma época em que a Zona de Convergência Intertropical já está atuando, resultando em chuvas substanciais no Nordeste.
Nesta segunda-feira (18), o Ceará registrou chuva em pelo menos 137 municípios, conforme monitoramento da Funceme. O levantamento leva em conta o período de 7h da manhã de domingo (17) até as 7h desta segunda. Os destaques são Fortaleza (77 mm), Viçosa do Ceará (56,2 mm), Jijoca de Jericoacoara (51 mm), Lavras da Mangabeira (50 mm) e Coreaú (50 mm).
Leia também | Confira o que abre e o que fecha no feriado de São José em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.