No litoral do município de Caucaia já foram detectados ninhos de quatro das cinco espécies de tartarugas que desovam no Brasil: a tartaruga Verde, Oliva, Cabeçuda e de Pente
Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia
Na tarde de sexta-feira (22), quem passeava pela orla do Icaraí se deparou com um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de areia próxima ao Espigão 6. Entre eles estavam cerca de 80 alunos da Escola Municipal Celina Sá Morais, muitos moradores e crianças. O motivo desse encontro foi o nascimento das primeiras tartarugas marinhas naturais do Icaraí em anos, totalizando 113 filhotes da espécie tartaruga de pente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Esse evento só aconteceu após instalação do espigão, que proporcionou o alargamento da faixa de areia no mar do Icaraí. Em fevereiro, o Instituto do Meio Ambiente do município, o IMAC, registrou o primeiro ninho de tartarugas na região. Desde então, mais 9 pontos de desova foram identificados ao longo da orla do Icaraí.
Ver essa foto no Instagram
“Para nós, é um sinal claro de que a vida marinha também foi beneficiada pelos Espigões. Essas tartarugas que realizaram a desova no Icaraí agora em 2024 provavelmente tentaram fazer o mesmo em anos anteriores, já que, por instinto, elas tendem a retornar ao local em que nasceram para isso. O que foi impossibilitado devido ao avanço do mar. Agora, elas podem voltar a percorrer o local onde nasceram para perpetuar a espécie”, disse Vitor Valim, prefeito de Caucaia que acompanhou o momento.
Entre dezembro e agosto, época de desova de tartarugas marinhas, técnicos do IMAC percorrem diariamente toda a orla de Caucaia, do Cauípe até o Parque Leblon, a fim de encontrar, registrar, cercar e sinalizar novos ninhos de tartarugas. A temporada de 2024, no entanto, acrescentou uma nova região. As novas faixas de areia criadas a partir das construção dos Espigões do Icaraí. A novidade já se reflete nos números. Na temporada de 2023 foram 137 ninhos registrados. Neste ano, já são 112, 10 somente no Icaraí.
LEIA TAMBÉM: Ceará negocia pagamento com time japonês para suspender punição e voltar a contratar
“A relação com os Espigões é direta, já que, sem eles, toda essa faixa de areia seria inexistente. Além disso, nossos técnicos já registraram a presença de botos, ou seja, toda uma fauna marinha aquecida e atraída pelas estruturas. Para nós é um motivo de satisfação e orgulho saber que trabalhamos em uma gestão que leva o desenvolvimento ambiental como uma prioridade”, disse Leandro Araújo, presidente do IMAC.
Os moradores da região não perderam tempo e foram conferir o que era a movimentação diferente na faixa de areia “Eu tava em casa, e quando vi a movimentação corri pra vir ver o que era”, disse Saluara Queiroz, que foi assistir o nascimento das tartarugas com o esposo e o filho.
No litoral do município de Caucaia já foram detectados ninhos de quatro das cinco espécies de tartarugas que desovam no Brasil: a tartaruga Verde, Oliva, Cabeçuda e de Pente. A grande maioria, entre 96% a 98%, sendo essa última.
Vale lembrar que, desde 2022, o IMAC conquistou uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio, e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará, e segundo do Brasil, que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.