TRAIÇÃO CATÓLICA

Domingo de Ramos: entenda o significado e por que ele é comemorado

Data sempre é celebrada sete dias antes da Páscoa

Compartilhe:
23 de março de 2024
Portal GCMAIS

Neste domingo (24), fiéis católicos se reúnem para a celebração da Missa do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. O momento relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, antes da morte na Sexta-Feira da Paixão.

Domingo de Ramos: entenda o significado e por que ele é comemorado
Foto: Reprodução/Canção Nova

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O relato bíblico conta que Jesus Cristo foi recebido pela população de Jerusalém como o Messias das profecias judaicas, como um rei. Na tradição católica, essa multidão que o recebeu estava balançando ramos de palmeiras como forma de reverenciá-lo.

O grande símbolo da celebração são os ramos de palmeiras e oliveiras. No caso do Domingo de Ramos, eles são usados para reforçar que os fiéis estão no caminho de Cristo. A data sempre é celebrada sete dias antes da Páscoa.

Celebração do Domingo de Ramos

A celebração do Domingo de Ramos é marcada por um ritual fora da igreja, em que os fiéis comparecem segurando ramos de palmeiras para que o sacerdote faça a bênção deles por meio de uma oração e jogando-lhes água benta. Depois, a missa é iniciada dentro da igreja, onde se realiza a homilia e outros rituais para relembrar a entrada triunfal de Jesus e aclamar a Paixão de Cristo.

Nos locais onde é difícil obter ramos de palmeiras ou oliveiras, são aceitos os ramos de qualquer árvore. É uma tradição de algumas igrejas guardarem os ramos para que eles sejam usados na Quarta-Feira de Cinzas.

Leia também | Fieis celebram Domingo de Ramos; evento lembra a entrada do Cristo em Jerusalém

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.