A assinatura do Ato de Autorização contou com a presença do governador Elmano de Freitas
MEC autoriza criação de curso de Medicina em Baturité, no Ceará
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso de Medicina em Baturité, nesta segunda-feira (25). O curso será vinculado a uma unidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) na cidade.
A assinatura do Ato de Autorização do curso de Medicina contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que é baturiteense; do prefeito de Baturité, Herberlh Mota; da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; da senadora Augusta Brito; e de demais autoridades, como reitores e deputados.
Serão destinadas 15% das vagas a alunos de escolas públicas da região do Maciço de Baturité, conforme o governador Elmano de Freitas. “É uma conquista histórica. Baturité terá um campus da Universidade. Inicialmente, com o curso de Medicina, mas vamos trabalhar para ampliar para outros cursos”, afirmou.
Leia também | Ceará firma acordo de cooperação para capacitação em energia limpa
Camilo Santana e Elmano anunciam processo de criação de curso de Medicina da Unilab em Baturité
O Ministro da Educação, Camilo Santana, juntamente com o Governador Elmano de Freitas, anunciou a criação iminente de um curso de Medicina federal oferecido pela Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) no Maciço de Baturité. O anúncio ocorreu nessa segunda-feira (16) durante uma reunião no Palácio da Abolição.
O Ministro enfatizou que o processo de criação do curso de Medicina da Unilab em Baturité, aprovado recentemente pelo Conselho da Unilab, está em andamento e em breve será oficializado. Ele destacou que a concretização desse projeto é resultado da colaboração entre os três níveis de governo – federal, estadual e municipal – e a Unilab.
Elmano de Freitas agradeceu ao Ministro e ao Conselho Universitário da Unilab, destacando o compromisso do estado em construir o Hospital do Polo Regional do Maciço de Baturité, o que será fundamental para o curso de Medicina e para futuros cursos na área da saúde, oferecendo locais para a prática clínica.
Camilo Santana também enfatizou o trabalho conjunto e a importância de oferecer oportunidades educacionais aos jovens e futuros profissionais da área de saúde na região.
O prefeito Herberlh Mota disponibilizou um terreno para a construção do hospital e destacou a importância histórica desse anúncio para a juventude da região do Maciço de Baturité.
O Reitor da Unilab, Roque do Nascimento Albuquerque, expressou sua alegria com a criação do Instituto de Ciências da Saúde e enfatizou a importância desse momento para a região, especialmente os municípios do Maciço de Baturité. Ele ressaltou a dedicação do Governador, do Ministro e da equipe parlamentar do Ceará para concretizar esse projeto.
>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.