Na celebração litúrgica que ocorre durante a Semana Santa, se abençoam e se consagram os três óleos utilizados na administração dos sacramentos da Igreja Católica
Quinta-Feira Santa: Missa dos Santos Óleos reúne presbíteros e fiéis na Catedral de Fortaleza
A Arquidiocese de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (28), a Missa dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo da capital cearense, Dom Gregório Paixão, OSB. A celebração contou com a presença de mais de 300 padres, que renovaram as promessas sacerdotais, diáconos, seminaristas, religiosos consagrados, além de representantes leigos das Paróquias e Áreas Pastorais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na celebração litúrgica que ocorre durante a Semana Santa, se abençoam e se consagram os três óleos utilizados na administração dos sacramentos da Igreja Católica: o óleo do crisma, o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos.
O óleo do crisma é utilizado no batismo, na confirmação e na ordenação sacerdotal. Ele simboliza a unção do Espírito Santo sobre aqueles que recebem esses sacramentos. O óleo dos catecúmenos é um dos óleos sagrados utilizados na celebração do batismo na Igreja Católica. Ele é utilizado para ungir o peito do catecúmeno, simbolizando a proteção divina e a força que ele recebe para resistir às tentações e aos desafios da vida cristã.
A Missa dos Santos Óleos envolve também a renovação das promessas sacerdotais feitas pelos padres e bispos durante a ordenação. A liturgia da Missa inclui orações e hinos que remontam aos primeiros séculos do cristianismo, e a consagração dos óleos é um gesto que remonta ao Antigo Testamento, quando a unção com óleo era utilizada para consagrar profetas, reis e sacerdotes.
Missa dos Santos Óleos na Catedral de Fortaleza
Leia também | Semana Santa: confira a programação de celebrações na Arquidiocese de Fortaleza
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.