SEGURANÇA HÍDRICA

Em Iguatu, Lula assina ordem de serviço para implantação do Ramal do Salgado

Obra deve diminuir a distância para que as águas do rio São Francisco cheguem até o açude Castanhão

Compartilhe:
5 de abril de 2024
Portal GCMAIS

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou agora há pouco a ordem de serviço para implantação do Ramal do Salgado, no Ceará. A obra deve diminuir a distância para que as águas do rio São Francisco cheguem até o açude Castanhão, beneficiando 5 milhões de pessoas no estado.

Em Iguatu, Lula assina ordem de serviço para implantação do Ramal do Salgado
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A cerimônia, que acontece em Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, conta com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano de Freitas.

Atualmente, a transferência emergencial das vazões transpostas do rio São Francisco para o açude Castanhão ocorre por meio do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), sendo essa a única via possível. A construção do Trecho III (Ramal do Salgado) trará uma mudança nesse cenário. Com uma capacidade de adução de até 20 m3/s, o Ramal do Salgado proporcionará maior segurança ao abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, substituindo os atuais métodos emergenciais.

Na ocasião, o presidente Lula também visitará as obras da ferrovia Transnordestina.A expectativa é que a fase 1 seja concluída até 2027, para início da operação da ferrovia, que terá extensão total de 1.206 quilômetros. A fase 2 está prevista para ser concluída até 2029.

A nova visita de Lula ao Ceará havia sido anunciada na semana passada pelo governador Elmano de Freitas, por meio das redes sociais.

Lula assina ordem de serviço do Ramal do Salgado

Leia também | Lula chega ao Ceará para visita às obras da ferrovia Transnordestina; acompanhe ao vivo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.