JUSTIÇA E TECNOLOGIA

STF analisa ação sobre possível bloqueio do WhatsApp

De 19 a 26 de abril, os ministros do STF analisarão, em plenário virtual, uma liminar concedida pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403.

Compartilhe:
19 de abril de 2024
Portal GCMAIS

Enquanto questões sobre regulamentação das redes sociais e embates entre Elon Musk, dono da rede X, e o ministro Alexandre de Moraes ganham destaque, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um caso relacionado ao bloqueio ou suspensão de redes, como o WhatsApp, no Brasil. De 19 a 26 de abril, os ministros do STF analisarão, em plenário virtual, uma liminar concedida pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403.

STF analisa ação sobre possível bloqueio do WhatsApp
Foto: Reprodução

Essa liminar derrubou uma decisão de uma juíza do Rio de Janeiro que interrompeu as atividades do WhatsApp em 2016. Lewandowski considerou que a ordem da juíza violava as liberdades de expressão e manifestação. Além disso, a ADPF questiona outra decisão judicial, que determinou o bloqueio nacional do WhatsApp em 2016, devido à recusa da empresa em fornecer o conteúdo de mensagens trocadas entre os usuários em uma investigação criminal.

O partido Cidadania moveu uma ação contra essa decisão, levando o caso ao STF. Dependendo da decisão do STF, uma nova interpretação sobre a suspensão de plataformas no país pode ser estabelecida. Essas discussões, iniciadas em 2016, voltam à tona num momento em que a regulamentação das redes sociais é debatida globalmente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Usuários relatam atrasos e superlotação na Linha Sul do Metrofor

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.