Aplicação das provas, que seria no domingo (5), poderá ser adiada para o próximo domingo (12)
Governo Federal decide adiar Concurso Unificado em todo o Brasil
O governo federal deverá anunciar, na tarde desta sexta-feira (3), o adiamento das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, em todo o país. A informação é da colunista Vera Magalhães. A aplicação das provas, que seria no domingo (5), poderá ser adiada para o próximo domingo (12).
A mudança da data seria em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o governo passou a monitorar a logística para a realização do certame no estado. Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul, estado que está em situação de calamidade. .
Em entrevista a jornalistas esta semana, o governador do estado, Eduardo Leite, chegou a propor um adiamento da aplicação das provas no estado. A mesma solicitação foi feita por parlamentares gaúchos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na noite desta quinta-feira (2), em meio à discussão sobre adiar ou não a prova, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse em uma nota que faria o possível para garantir a participação dos candidatos do estado. “O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou a pasta.
No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em 10 cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.
O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta sexta-feira (3), que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá um banco de candidatos com mais de 13 mil pessoas para convocações pelo governo federal, inclusive para vagas temporárias.
Oficialmente, a organização do concurso prevê o preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas em 21 órgãos da administração pública federal. Porém, conforme os editais dos oito blocos temáticos, será formado um banco de candidatos para cada bloco.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Governo Federal deverá adiar Concurso Unificado
O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado.
O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154.
Leia também | Eletrobrás deve investir R$ 2,2 bilhões no Ceará em linhas de transmissão
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.