VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Governo suspende averiguação do Bolsa Família no Rio Grande do Sul até dezembro

Mais de 252 mil famílias no estado haviam sido convocadas para regularizar seus cadastros

Compartilhe:
11 de maio de 2024
Portal GCMAIS

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado (11), a suspensão das ações de averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família no Rio Grande do Sul até dezembro deste ano. A medida visa fornecer suporte às pessoas afetadas pelas recentes enchentes no estado.

Governo suspende averiguação do Bolsa Família no Rio Grande do Sul até dezembro
Foto: Reprodução

Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, a decisão busca garantir a continuidade dos pagamentos de benefícios e evitar repercussões que poderiam resultar na interrupção dos pagamentos, como bloqueios e cancelamentos. Mais de 252 mil famílias no estado haviam sido convocadas para regularizar seus cadastros.

O ministério também anunciou que as famílias que corriam o risco de ter seus pagamentos interrompidos a partir de maio, devido à falta de regularização cadastral dentro dos prazos estabelecidos, terão seus pagamentos retomados.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Nosso foco principal é cuidar das famílias e garantir proteção social”, afirmou o ministro da pasta, Wellington Dias, em comunicado. “Estamos concentrando esforços e tomando todas as medidas para que o auxílio chegue a todos.”

Na quinta-feira, 9, o governo federal apresentou um pacote com 12 medidas para auxiliar o Rio Grande do Sul, destinando R$ 50 bilhões para o estado, especialmente em iniciativas de crédito para famílias, empresas e pequenos agricultores. O objetivo é beneficiar pelo menos 3,5 milhões de pessoas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Como parte do pacote, o governo antecipou o calendário de pagamento dos programas Bolsa Família e Auxílio-Gás para o mês de maio, beneficiando 583 mil famílias e gerando um impacto de R$ 380 milhões.

Segundo dados recentes da Defesa Civil, cerca de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas em 444 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, com 136 mortes, aproximadamente 340 mil desalojados e 71 mil em abrigos.

Leia também 30 cidades estão em situação de emergência no Maranhão

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.