O encerramento da peregrinação incluirá um “momento de veneração” dos santos Francisco e Jacinta Marto, previsto para as 18h00 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados.
250 mil peregrinos participam de celebrações no Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Milhares de peregrinos são aguardados nesta segunda-feira no Santuário de Fátima para a missa final da peregrinação de maio à Cova da Iria, liderada pelo cardeal espanhol Juan José Omella, arcebispo de Barcelona. O encerramento da peregrinação incluirá um “momento de veneração” dos santos Francisco e Jacinta Marto, previsto para as 18h00 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados.
Ver essa foto no Instagram
No domingo, cerca de 250 mil peregrinos participaram das cerimônias de abertura da peregrinação, onde Omella incentivou os católicos a recorrerem à Virgem Maria sem medo, entregando-lhe seus pedidos e orações. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também marcou presença no evento.
Durante esta peregrinação, o santuário recebeu a visita de 186 grupos de peregrinos, sendo 92 deles portugueses, além de fiéis de 32 países estrangeiros. O evento marca não apenas os 107 anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos, em 1917, mas também o sétimo aniversário da canonização de Francisco e Jacinta Marto, que se tornaram os santos não mártires mais jovens da Igreja em 13 de maio de 2017.
Conheça a história de Nossa Senhora de Fátima celebra em 13 de maio
A história de Nossa Senhora de Fátima remonta a uma série de aparições marianas ocorridas em 1917, na região de Fátima, em Portugal. As aparições começaram em 13 de maio daquele ano e continuaram mensalmente até outubro de 1917. Três crianças, Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto, afirmaram ter visto uma “Senhora mais brilhante que o sol” enquanto pastoreavam ovelhas.
A “Senhora” pediu-lhes para que voltassem ao mesmo lugar no dia 13 de cada mês durante seis meses consecutivos. Durante essas aparições, ela revelou várias mensagens, incluindo pedidos de oração, penitência e devoção ao Imaculado Coração de Maria. A mensagem principal era a necessidade de arrependimento e oração para alcançar a paz mundial.
Em outubro de 1917, durante a última aparição, testemunhas relataram o chamado “Milagre do Sol”, um evento em que o sol parecia girar, se aproximar e se afastar da Terra. Este evento foi testemunhado por milhares de pessoas e é frequentemente considerado um dos maiores milagres marianos da história.
As aparições de Fátima foram oficialmente aprovadas pela Igreja Católica como autênticas, e Fátima tornou-se um importante local de peregrinação para católicos de todo o mundo. Lúcia dos Santos, a única sobrevivente das três crianças, tornou-se uma freira carmelita e viveu até 2005.
Oração de Nossa Senhora de Fátima
Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria!
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
Leia também | Élcio afirma que buracos nas ruas de Fortaleza serão tapados após a quadra chuvosa
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.