Essa decisão foi acompanhada pela retirada dos embaixadores israelenses desses países.
Irlanda, Espanha e Noruega reconhecem Estado Palestino
Irlanda, Espanha e Noruega anunciaram nesta quarta-feira (22) o reconhecimento do Estado Palestino, com efetivação marcada para 28 de maio. Essa decisão foi acompanhada pela retirada dos embaixadores israelenses desses países.
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, declarou que a iniciativa visa acelerar os esforços para um cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas em Gaza. Em um discurso na câmara baixa, Sánchez enfatizou a importância do reconhecimento para fortalecer as negociações de paz, a libertação de reféns pelo Hamas e a retomada do processo político.
O conflito em Gaza teve início após um ataque do Hamas em 7 de outubro, resultando em 1.200 mortos e mais de 250 reféns, conforme dados israelenses. Em resposta, Israel lançou operações que, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, já causaram a morte de mais de 35.000 palestinos.
O primeiro-ministro irlandês, Simon Harris, reafirmou o reconhecimento completo de Israel e seu direito de existir em segurança e paz, durante uma coletiva de imprensa em Dublin. Ele também solicitou a imediata libertação dos reféns em Gaza.
Jonas Gahr Store, primeiro-ministro norueguês, declarou em Oslo que a única solução política viável é a coexistência pacífica de dois Estados.
Os três países esperam que outros países ocidentais sigam o exemplo, fortalecendo a pressão internacional por um cessar-fogo e um acordo de paz duradouro.
Leia também | Bebê nasce no Ceará após gestação de 35 semanas fora do útero da mãe
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.