Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Mercado de trabalho: como começar a trabalhar com logística de pessoas

Especialista em hotelaria compartilha 6 dicas para quem quer começar na área

Compartilhe:
13 de junho de 2024
Márcia Catunda
Começar uma carreira definitivamente não é algo simples, é preciso muito estudo, vocação, contatos estratégicos e também dicas. O pulo do gato para conseguir sair de um ponto A para um ponto B.  Passados 4 anos da pandemia e seus desafios, o mercado teve sua retomada e agora volta com força total com novos projetos que foram engavetados no período que o covid-19 que assolava toda a população mundial.

Mercado de trabalho: como começar a trabalhar com logística de pessoas
Imagem: freepik

Segundo o Guia Salarial da Robert Half de 2024, De acordo com o Guia Salarial 2023, as indústrias que lideram as contratações são: Tecnologia, Bens de consumo, Logística/Infraestrutura, Varejo/E-commerce, Agronegócio e Saúde.

De acordo com a especialista em logística de pessoas e hotelaria, Simone Campos contatos profissionais, estratégia e muita resiliência são as principais dicas para começar a trabalhar com logística de pessoas: “Acredito que como qualquer profissão, aprendemos muito com a prática e os desafios do dia a dia, mas para conseguir os primeiros trabalhos precisamos de bons contatos e muita determinação”, afirma a especialista em gestão de logística de pessoas.

A seguir veja dicas da Simone Campos para quem deseja começar a trabalhar com logística de pessoas:

Começar a trabalhar com logística de pessoas pode ser desafiador, mas com as estratégias certas, é possível entrar nesse campo de maneira eficaz. Aqui estão 6 dicas para iniciar nessa área:

Invista em educação e em treinamentos

Inscreva-se em cursos específicos de logística, gestão de operações ou gerenciamento de eventos. Muitas instituições oferecem programas que cobrem os fundamentos da logística de pessoas.

Aposte em estágios remunerados ou não

Ganhe experiência prática por meio de estágios ou trabalho voluntário em eventos, empresas de transporte ou organizações de resposta a emergências. Isso não só melhora seu currículo, mas também proporciona uma compreensão prática do campo.

Desenvolva habilidades de planejamento e organização

Familiarize-se com ferramentas de software que ajudam na gestão de logística, como sistemas de gestão de transporte (TMS), softwares de planejamento de eventos, e aplicativos de rastreamento.

Aprenda a se comunicar de forma rápida e eficaz
Saiba se comunicar com diferentes partes interessadas, como fornecedores, clientes e membros da equipe. Habilidades interpessoais são cruciais para coordenar movimentos e resolver problemas rapidamente.

Construa uma rede de contatos profissionais sólida

Participe de conferências, workshops e feiras de logística. Essas oportunidades permitem que você conheça profissionais da área, troque experiências e fique por dentro das tendências e melhores práticas.

Una-se aos seus semelhantes

Junte-se a associações de logística e gestão de cadeia de suprimentos. Elas frequentemente oferecem recursos valiosos, como acesso a publicações, eventos exclusivos e oportunidades de networking.

Seguindo essas dicas, você pode construir uma base sólida para uma carreira bem-sucedida na logística de pessoas, desenvolvendo tanto o conhecimento teórico quanto a experiência prática necessária.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.