Após a missa na igreja matriz da cidade, as pessoas saem no cortejo da bandeira pelo centro cultural da cidade
Festa do Pau da Bandeira no Ceará reúne fieis e devotos de Santo Antônio
Conhecida como a Festa do Pau da Bandeira, os festejos de Santo Antônio reuniram fiéis e devotos de Santo Antônio, popularmente conhecido como o santo casamenteiro, no município de Barbalha, no interior do Ceará. Após a missa na igreja matriz da cidade, as pessoas saíram no cortejo da bandeira pelo centro cultural da cidade, no último domingo (2). O objetivo é pedir a intercessão de Santo Antônio, que é o padroeiro da cidade, para conseguir o matrimônio.
O cortejo do pau da bandeira foi de uma árvore copaíba de 23 metros, pesando mais de 3 toneladas. Os devotos se revezam na função de carregar o pau da bandeira até o ponto que ele é erguido, servindo como haste para a bandeira de Santo Antônio. Os festejos vão durar até o próximo dia 13.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A celebração, considerada patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2015, tem origem em uma prática realizada na década de 1860, quando, sob orientação do Padre Ibiapina, moradores passaram a pendurar bandeiras nas portas.
Enfeites eram um símbolo de que a residência celebrava Santo Antônio. Tempos depois, em 1928, o gesto foi substituído pelo carregamento do pau em uma espécie de cortejo, fazendo o hasteamento da bandeira passar a simbolizar a fé de todos os fiéis de Barbalha.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Dentre a programação dos festejos de Santo Antônio, têm os shows dos artistas João Gomes, Ferrugem, Henry Freitas e Vanessa da Mata. No último domingo (2), em diversos pontos de Barbalha, tiveram apresentações de Alceu Valença, Fagner, Lucy Alves e atrações locais.
Leia mais | “Tirar de circulação autores de crimes violentos”, diz Roberto Sá sobre metas para reduzir homicídios
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.