Encontro aconteceu no Palácio da Abolição
Ministra Anielle Franco lança programa de incentivo à juventude negra do Ceará
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco participou, na tarde desta segunda-feira (3) da assinatura de acordos de cooperação e adesão à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ) e ao Plano Juventude Negra Viva.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Enquanto o PNGTAQ tem como objetivo apoiar e estimular as práticas de gestão territorial e ambiental desenvolvidas pelas comunidades quilombolas em seus territórios, o Plano se destina a enfrentar e reduzir a violência letal e as demais vulnerabilidades sociais, decorrentes do racismo, que afetam a juventude negra.
Durante a cerimônia ocorrida no Palácio da Abolição, o Ministério entregou equipamentos de promoção da Igualdade Racial para 14 municípios.
Os kits contêm um carro, bebedouro, refrigerador e televisão. Serão contemplados os municípios de Itapipoca, Maranguape, Morada Nova, Jaguaribe, Ocara, Jardim, Pereiro, Brejo Santo, Banabuiú, Campos Sales, Paraipaba, Porteiras, Solonópole e Jaguaribara. O investimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Plano Juventude Negra Viva
Sobre a assinatura dos termos, o governador Elmano de Freitas chamou a atenção para a importância da adesão dos municípios aos acordos para garantir os direitos da população negra ampliando ainda mais o alcance das políticas públicas voltadas para estas minorias espalhadas por todo o Estado.
“Os municípios que aqui estão representados estão assinando esse termo, assumindo o compromisso de desenvolver políticas para a superação do racismo, para garantir oportunidade ao povo negro, a conquista da terra dos territórios quilombolas, garantir a capacitação, o acesso ao emprego, a educação e fazendo isso de forma articulada com os municípios a chance de certo é muito maior”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Sobre o Plano Juventude Negra Viva, que vai contemplar a população negra e jovem do Ceará, a ministra afirmou que a política pública é de suma importância para gerar oportunidades no Estado.
“O emprego e renda é algo crucial e por isso quando a gente pensa em Juventude Negra Viva com a adesão de vários outros ministérios , a gente pensa a cultura, o esporte, o lazer, mas sempre com o recorte do trabalho e renda”, disse Anielle Franco.
Leia mais | Imposto de Renda 2024: sistema da Receita Federal reabre nesta segunda-feira (3)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.