Os pesquisadores explicam que os compostos benéficos do intestino, importantes na redução de inflamações e na saúde metabólica geral, são reduzidos com o consumo elevado de sal.
Excesso de sal pode comprometer a saúde intestinal e aumentar a pressão arterial
Cientistas dos Estados Unidos e de Londres descobriram que o consumo excessivo de sal pode prejudicar o microbioma intestinal, um efeito adverso que se soma aos já conhecidos males do sódio. O estudo, publicado na revista Hypertension, revelou que a ingestão exagerada de sódio suprime micróbios benéficos no intestino, o que pode dificultar a regulação da pressão arterial.

Os pesquisadores explicam que os compostos benéficos do intestino, importantes na redução de inflamações e na saúde metabólica geral, são reduzidos com o consumo elevado de sal. Isso resulta na diminuição de micróbios saudáveis e no aumento de micróbios nocivos, além de reduzir a diversidade microbiana e os ácidos graxos de cadeia curta, fundamentais para a saúde intestinal.
A equipe destaca que pessoas que consomem menos sódio produzem mais compostos benéficos, os quais ajudam a manter a pressão arterial regulada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos consumam menos de 2 gramas de sódio por dia para manter uma dieta saudável.
No entanto, o perigo não reside apenas no sal de cozinha. O sódio está presente em muitos alimentos ultraprocessados, como frios, pães e macarrão instantâneo, que são frequentemente consumidos no dia a dia. Esses alimentos podem levar a um consumo excessivo de sal sem que as pessoas percebam, afetando diretamente o microbioma intestinal e aumentando o risco de hipertensão, ataques cardíacos e derrames.
“As relações entre a ingestão de sódio, ácidos graxos fecais de cadeia curta e pressão arterial fornecem informações importantes sobre a causa da hipertensão”, escrevem os pesquisadores no estudo. A diminuição de micróbios saudáveis no intestino, juntamente com o aumento de micróbios nocivos e a redução dos ácidos graxos de cadeia curta, são alguns dos efeitos destacados pelos cientistas como consequências do consumo excessivo de sal.
Essa descoberta reforça a importância de moderar a ingestão de sódio para preservar a saúde intestinal e evitar problemas cardiovasculares.
Leia também | UVA oferta 1.134 vagas para Vestibular 2024.2; inscrições vão até 23 de junho
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Janja se emociona e lembra apoio do papa Francisco a Lula durante prisão do petista

Novo exame para avaliar alunos de Medicina no Brasil será porta de entrada para residência

Escola de Saúde Pública do Ceará abre seleção para bolsistas em tecnologia e inovação
