CEARÁ

70 veículos clonados foram recuperados no Ceará este ano

A clonagem de veículos envolve a alteração de componentes para torná-los semelhantes aos de veículos legítimos

Compartilhe:
20 de junho de 2024
Portal GCMAIS

No esforço conjunto das forças de segurança no Ceará, o combate à clonagem de veículos tem sido reforçado, especialmente nas rodovias federais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apenas este ano já foram recuperados 70 veículos, um aumento significativo em relação aos 234 recuperados no ano anterior.

70 veículos clonados foram recuperados no Ceará este ano
Foto: PRF/Reprodução

A clonagem de veículos envolve a alteração de componentes para torná-los semelhantes aos de veículos legítimos. “Isso vai desde placas e número de vidros até elementos mais complexos como o número do motor e do câmbio”, explica Anthony Lima, superintendente da PRF/CE.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para fortalecer o combate a esse crime, a PRF tem promovido treinamentos em colaboração com outras agências de segurança, como a Polícia Civil e a Polícia Militar. “Compartilhamos conhecimento para beneficiar a população”, destaca Anthony.

O procedimento após a recuperação de um veículo clonado envolve encaminhamento feito pela PRF a Polícia Judiciária, que notifica o verdadeiro proprietário para reaver seu bem. “O delegado de polícia então decide sobre o encaminhamento do infrator, que pode ser autuado por receptação ou adulteração”, explica a fonte.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Vítimas de clonagem são aconselhadas a procurar o DETRAN para iniciar o processo de comprovação da fraude. Em 2023, foram instaurados 534 procedimentos, um aumento em relação aos 305 de 2022.

O DETRAN destaca que o processo de denuncia de veículos clonados requer o preenchimento de um formulário específico, acompanhado de boletim de ocorrência e imagens do veículo. “Essa documentação é crucial para provar a clonagem”, explica Marcos Macedo, diretor jurídico do órgão.

O processo leva em média 60 dias e pode gerar a anulação de autuações, beneficiando os proprietários de veículos injustamente penalizados. “Após comprovação da clonagem, as multas são revistas”, conclui.

Leia também | Auxílio Vale Gás é pago nesta quinta-feira (20) a beneficiários com NIS final 4

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.