Prefeito classificou como inaceitável o sentimento de insegurança pelo qual passa o estado a
Sarto empossa 255 novos guardas municipais e anuncia reforço na segurança de Fortaleza
O prefeito José Sarto empossou 255 novos guardas municipais e anunciou uma série de medidas para reforçar a segurança em Fortaleza. Em entrevista nesta quinta-feira (27), o prefeito afirmou que entre as iniciativas estão a aquisição de 400 armas de fogo, a instalação de 200 novas paradas seguras, a realização de blitze no transporte público e a inauguração do Centro de Comando e Controle de videomonitoramento com 7 mil câmeras, prevista para 5 de julho.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O prefeito destacou a importância dessas medidas no contexto atual de insegurança que afeta tanto o estado do Ceará quanto a cidade de Fortaleza e classificou como inaceitável o sentimento de insegurança pelo qual passa o estado após os recentes casos de ataques criminosos como os que ocorreram em Viçosa do Ceará e em uma areninha do bairro Barroso.
“É inaceitável o sentimento de insegurança pelo qual passa o estado do Ceará e a cidade de Fortaleza. É inaceitável que a gente perca nossos jovens, que a violência mate os sonhos de crianças e dos nossos jovens. Recentemente, teve um episódio lá no Barroso, em uma areninha – um equipamento que é exatamente para a juventude, para promover prática esportiva e inclusão social – e nós vimos com tristeza o que aconteceu lá”, afirmou Sarto.
Com a posse dos novos guardas, a Prefeitura de Fortaleza também anunciou a convocação da segunda turma de guardas, composta por 255 pessoas, e a preparação da terceira turma, totalizando mil novos guardas em setembro para formação e capacitação.
“Estamos capacitando, vamos capacitar e armar toda a guarda. Estamos convocando a segunda turma e vamos chamar a terceira turma, fazendo um total de mil novos guardas em setembro para o curso de formação e capacitação”, disse o prefeito.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ver esta publicação no Instagram
Plano de segurança para Fortaleza
Sarto ressaltou a importância do novo plano de segurança, que inclui a implantação de novas paradas seguras, o fortalecimento da ronda escolar e a criação do programa Caminho Seguro. “Estamos lançando um plano para capacitar e armar a guarda. Com a chegada de mil novos guardas, teremos blitze no transporte público, fortaleceremos a ronda escolar e implantaremos 200 novas paradas seguras. É um programa que a gente vai implantar, chamado Caminho Seguro”, explicou.
O prefeito também enfatizou que o papel da Guarda Municipal é proteger os cidadãos de Fortaleza e não combater facções criminosas, que é responsabilidade do Estado e da União. “A Guarda Municipal não é para combater facção criminosa. O papel da Guarda é proteger o cidadão e a cidadã de Fortaleza. O papel de combater o crime organizado é do Estado e da União. Mas eu, como prefeito, não podia ficar olhando e sem fazer nada objetivamente, além da política de inclusão”, destacou Sarto.
O prefeito concluiu enfatizando a necessidade de trabalhar dobrado para oferecer segurança à população de Fortaleza. “Quando eu falei na Areninha do Barroso, é exatamente o equipamento que promove a inclusão social, a prática de esporte. E o que nós temos feito na área de prevenção – escola de qualidade, escola integral, política de juventude, a rede pública sendo fortalecida – não tem sido suficiente. Por isso, Fortaleza tem que trabalhar dobrado para oferecer segurança à população da cidade”, finalizou.
Leia também | Novo quartel do Corpo de Bombeiros, onde ficava o Edifício Andrea, entra em fase de conclusão
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.