EM FORTALEZA

Fundador da banda de forró Mastruz com Leite, Emanoel Gurgel é investigado por crime sexual

Vídeo mostra Gurgel supostamente cometendo importunação sexual contra uma idosa de 67 anos em um elevador de um edifício residencial no bairro Passaré, em Fortaleza

Compartilhe:
9 de julho de 2024
Portal GCMAIS

O ex-empresário e fundador da banda de forró Mastruz com Leite, Emanoel Gurgel, de 71 anos, está sendo investigado pela Polícia Civil do Ceará por crime sexual. O portal GCMais teve acesso a um vídeo que mostra Gurgel supostamente fazendo importunação sexual contra uma idosa de 67 anos em um elevador de um prédio residencial no bairro Passaré, em Fortaleza.

Fundador da banda de forró Mastruz com Leite, Emanoel Gurgel é investigado por crime sexual
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O incidente ocorreu em 19 de junho, às 5h25. A vítima, Maria Palmira Saraiva, relatou que já estava no elevador quando o empresário entrou e começou a conversar com ela. Pouco depois, ele pegou nas mãos dela e apalpou seu seio.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GCMAIS (@gcmais)

Em nota, a Polícia Civil do Ceará afirmou que o caso foi noticiado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, onde um inquérito está em andamento para apurar as circunstâncias do crime. Confira a nota na íntegra:

“A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informa que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza investiga as circunstâncias de um crime de importunação sexual, ocorrido no último dia 19 de junho, dentro de elevador de um condomínio, no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. A vítima procurou a DDM para formalizar a denúncia e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O). O caso segue sob apuração na DDM Fortaleza, unidade da PCCE que realiza diligências. Oitivas estão em andamento.”

Em nota, enviada pela assessoria de comunicação e jurídica, Emanoel Gurgel “afirma que recebeu com surpresa a notícia. Ele esclarece que tentou apenas alertar a senhora sobre os riscos do tabagismo, citando que seu próprio pai faleceu devido a isso. Não houve qualquer tipo de postura indevida”.

Confira a nota da defesa na íntegra:

“Em resposta à acusação, Emanoel Gurgel afirma que recebeu com surpresa a notícia. Ele esclarece que tentou apenas alertar a senhora sobre os riscos do tabagismo, citando que seu próprio pai faleceu devido a isso. Não houve qualquer tipo de postura indevida.

Emanoel tem 71 anos, é pai de 7 filhos e é casado há 25 anos. Ele é ex-empresário de grupos musicais e, hoje, atua com radiodifusão.

Emanoel Gurgel reafirma seu compromisso com o respeito e a dignidade de todas as pessoas, e está cooperando integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos.

Ele afirma que é inocente e que a verdade prevalecerá. E agradece o apoio de todos durante este momento.

Os advogados de Emanoel esclarecem ainda que o inquérito corre em segredo de justiça e que seu cliente ainda não foi notificado da suposta acusação.”

Quem é Emanoel Gurgel?

Emanoel Gurgel nasceu em Jaguaribe, interior do Ceará. Ele ganhou notoriedade nacional ao impulsionar o forró eletrônico com a criação de bandas como Mastruz com Leite e Cavalo de Pau. Atualmente, Gurgel tem 71 anos, é pai de sete filhos e está casado há 25 anos. Ele é ex-empresário de grupos musicais e hoje atua no setor de radiodifusão.

Diferença entre assédio e importunação sexual

A importunação sexual é caracterizada quando uma pessoa pratica atos libidinosos contra outra pessoa sem a permissão da vítima, enquanto o assédio sexual se configura quando há um constrangimento com o fim de ter vantagem sexual numa relação de cargo ou função.

A importunação trata de crime mais grave e, portanto, com pena mais severa, que vai de 1 a 5 anos. O artigo 215-A do Código Penal também condena a prática do ato libidinoso na presença de alguém, sem sua autorização. Por exemplo: apalpar, lamber, tocar, desnudar, masturbar-se ou ejacular em público, dentre outros.

Já o assédio sexual exige que o criminoso use sua condição de ocupar cargo superior no local de trabalho de ambos, com o objetivo de constranger a vítima a lhe conceder vantagem sexual. Por exemplo, chefe que ameaça demitir secretária, se ela não atender seus convites para saírem juntos. A pena prevista para esse crime vai de 1 a 2 anos de prisão e pode ser aumentada em até 1/3, caso a vítima seja menor de 18 anos.

Leia também |Fotojornalista cearense JL Rosa morre aos 35 anos em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.