A denúncia alega que Ciro, em entrevistas à imprensa, constrangeu e humilhou a senadora Janaína Carla Farias (PT
Ciro se torna réu na Justiça Eleitoral por ofensas machistas contra senadora Janaína Farias (PT)
A 115ª Zona da Justiça Eleitoral acatou, na última quinta-feira (11), a denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MP) contra Ciro Ferreira Gomes pelo crime de violência política de gênero. A denúncia alega que Ciro, em entrevistas à imprensa, constrangeu e humilhou com ofensas a senadora Janaína Carla Farias (PT), desmerecendo sua capacidade para o exercício do mandato devido ao seu gênero, com comentários considerados sexistas e misóginos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Baseando-se no artigo 326-B do Código Eleitoral, que classifica como crime de violência política de gênero o ato de “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo”, o MP argumenta que Ciro Gomes utilizou menosprezo e discriminação contra a senadora Janaína Farias. O objetivo teria sido dificultar ou impedir o desempenho de seu mandato eletivo.
Os ataques de Ciro Gomes começaram logo após Janaína Farias assumir o cargo de senadora em 2 de abril, substituindo Augusta Brito, que se licenciou para assumir a Secretaria de Articulação Política do Ceará. Janaína é aliada próxima de Camilo Santana, atual ministro da Educação, e do senador Cid Gomes, irmão de Ciro e seu adversário político.
Em entrevistas concedidas ao jornal O Globo e à Revista Insider em maio deste ano, Ciro questionou a competência de Janaína e fez insinuações de cunho sexista. Em uma entrevista ao portal “A Notícia Ceará”, em 4 de abril, ele afirmou que Janaína “só fez serviço particular” para Camilo Santana, referindo-se a ela de maneira pejorativa como parte de um “harém”. Segundo o dicionário Michaelis, a palavra harém pode significar a “parte da casa muçulmana destinada às mulheres do sultão” ou “prostíbulo”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Repercussão das ofensas de Ciro contra Janaína
Durante um evento do PDT no Ceará, na mesma noite, Ciro voltou a atacar a senadora, chamando-a de “assessora para assuntos de cama de Camilo Santana”. O vídeo do evento viralizou nas redes sociais, gerando ampla repercussão e críticas.
“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Aí, vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, criticou Ciro na ocasião.
Histórico de ataques
Essa não é a primeira vez que Ciro Gomes faz declarações polêmicas contra Janaína Farias. Desde que ela assumiu o mandato, ele tem sido um crítico feroz de sua atuação, sempre utilizando uma retórica que desmerece sua competência e caráter, baseando-se em argumentos que muitos consideram sexistas e desrespeitosos.
A aceitação da denúncia pelo Justiça Eleitoral marca um importante passo no combate à violência política de gênero, ressaltando a necessidade de um ambiente político mais respeitoso e inclusivo para todos, independentemente de gênero. A senadora Janaína Farias e seus apoiadores esperam que a justiça seja feita e que tais atos de violência não sejam mais tolerados no cenário político brasileiro.
Leia também | Veja quais bairros de Fortaleza ficarão sem água nesta quinta-feira (4)
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.