SAÚDE

Otaviano Costa revela ter feito cirurgia para corrigir aneurisma da aorta

Ele foi diagnosticado com aneurisma da aorta ascendente torácica, uma condição potencialmente fatal se não tratada a tempo

Compartilhe:
22 de julho de 2024
Portal GCMAIS

O apresentador Otaviano Costa, 51 anos, revelou na manhã desta segunda-feira (22) que precisou passar por um procedimento cirúrgico para corrigir um aneurisma da aorta, no último dia 10 de julho, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com aneurisma da aorta ascendente torácica, uma condição potencialmente fatal se não tratada a tempo.

Otaviano Costa revela ter feito cirurgia para corrigir aneurisma da aorta
Foto: Reprodução/Instagram

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Otaviano compartilhou os detalhes de sua experiência. “Há mais ou menos 30 dias, a minha vida virou de cabeça para baixo. Eu estava ótimo de saúde, não tinha nenhum sintoma, mas tinha uma dorzinha que estava me incomodando aqui.”, disse ele, apontando para um local abaixo da costa esquerda. “A doença estava em um nível ‘perigoso’ e poderia causar danos irreversíveis ou até mesmo ser fatal se a cirurgia não fosse realizada”, explicou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Otaviano Costa também esclareceu o que é um aneurisma da aorta. “É o inchaço da veia e, no meu caso, foi causado por uma válvula, chamada válvula bicúspide. É válvula tricúspide, só que eu nasci com uma válvula bicúspide, ou seja, o normal era ter três pazinhas, a minha tinha duas pazinhas, bicúspide. Por isso, eu jogava muito sangue na minha aorta e ela inchou nos últimos tempos e colocou a minha vida em risco. O perigo disso é que, a qualquer esforço que eu fizesse, aleatório, do dia a dia seria fatal”.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A cirurgia, descrita como complexa, durou cerca de sete horas e exigiu que Otaviano ficasse três dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à sua gravidade. Apesar de ainda estar internado, o apresentador afirmou que não corre mais risco de morte. Emocionado, ele expressou gratidão aos médicos e familiares e deixou um importante alerta para seus seguidores, “Quero muito te alertar. Um simples ecocardiograma salvou a minha vida. E é em um SUS da vida, no hospital da sua cidade, no Incor aqui em São Paulo, ou no Sírio como eu. Eu tive a bênção de poder ter pessoas incríveis não só pela competência, mas pela humanidade, pessoas de ouro que vou levar para a vida inteira. A partir do momento que você descobre, você tem chance de mapear”.

A aorta é a principal veia do corpo humano, saindo do coração e atravessando o tórax e o abdômen. O aneurisma da aorta torácica ocorre quando há uma dilatação dessa artéria, aumentando o risco de ruptura devido ao enfraquecimento das suas paredes.

Leia também | Dois homens são presos pela Polícia Civil por armazenamento ilegal de combustível no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.