DADOS DA CAGECE

Furtos de hidrômetros em Fortaleza crescem 14% no primeiro semestre de 2024

De acordo com dados da Cagece, foram registrados 866 casos, um aumento de 107 casos em relação aos 759 contabilizados em 2023

Compartilhe:
23 de julho de 2024
Portal GCMAIS

Fortaleza enfrenta um aumento nos furtos de hidrômetros, conhecidos como “registros de água”, com um crescimento de 14% nos primeiros meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), foram registrados 866 casos, um aumento de 107 notificações em relação aos 759 contabilizados em 2023.

Furtos de hidrômetros em Fortaleza crescem 14% no primeiro semestre de 2024
Foto: Divulgação Cagece

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A substituição dos hidrômetros roubados já totaliza 1.180 unidades na capital cearense somente este ano, um reflexo da prática criminosa que afeta diretamente os serviços de fornecimento de água.

A coordenadora de expansão da Cagece, Aline Bessa, destaca a importância do registro de Boletim de Ocorrência como passo inicial no combate a esse tipo de crime.

“O registro do boletim de ocorrência é de extrema importância para esse trabalho de combate aos furtos que têm causado transtornos aos nossos clientes e desperdício de água na nossa cidade”, salienta Bessa em comunicado da Cagece.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para combater esse cenário, a Cagece tem adotado medidas rigorosas, incluindo visitas domiciliares para fiscalização e conscientização dos moradores sobre os impactos dos furtos e a ilegalidade da compra irregular de hidrômetros. Desde o início do ano, foram realizadas 76 visitas em 18 bairros de Fortaleza, selecionados com base nos registros de BO. Durante essas inspeções, são verificados os registros de cada residência e, quando há irregularidades, são tomadas medidas apropriadas.

Além disso, a Cagece tem investido em materiais mais resistentes para os hidrômetros, como tampas de acrílico transparentes e vazadas desde o ano passado, para aumentar a segurança dos equipamentos contra remoções indevidas.

“Em 2023, as tampas passaram a ser de acrílico, transparentes e vazadas. Por isso, nossos hidrômetros ficam mais protegidos e só tem a necessidade de abrir a tampa em caso de manutenção ou substituição de hidrômetro, evitando o contato de qualquer pessoa com os nossos medidores”, explica Aline Bessa.

No caso de furto, a Cagece se compromete a substituir o hidrômetro em até 48 horas após o cliente reportar o ocorrido, facilitando o processo por meio de canais como a Central de Atendimento (0800.275.0195), o aplicativo Cagece App e a assistente virtual Gesse.

Além das substituições por furto, a Cagece realiza trocas preventivas dos equipamentos em até cinco anos após a instalação para assegurar a precisão e eficiência dos medidores de água.

Leia também | IDT oferta 647 vagas de emprego temporário para as eleições no Ceará; confira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.