Especialistas recomendam que, ao identificar a presença de um animal silvestre, os moradores contatem imediatamente o Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros registra aumento no número de resgates de animais silvestres
No período de janeiro a abril deste ano, o Corpo de Bombeiros do Ceará registrou um aumento significativo no número de resgates de animais silvestres. Foram resgatados 4.140 animais, o que representa um aumento de 6,87% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram resgatados 3.876 animais, entre domésticos, nativos, exóticos e silvestres.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Entre os casos destacados está o encontro inesperado de Samara e a família com uma jiboia de aproximadamente dois metros, que foi avistada próxima ao portão de sua residência. Situações como essa requerem ação imediata e cautela. Especialistas recomendam que, ao identificar a presença de um animal silvestre, os moradores isolem o local e contatem imediatamente o Corpo de Bombeiros. É enfatizado que tentativas de resgate por conta própria podem ser perigosas e devem ser evitadas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“A presença de animais silvestres em áreas urbanas é uma problemática constante que enfrentamos ao longo dos meses e anos”, afirma a veterinária Fernanda Menezes. “Ela, infelizmente, não vai parar, não vai cessar, porque nossa exploração ambiental para construção de prédios residenciais, comerciais, é crescente”.
Além dos riscos para os moradores, o Corpo de Bombeiros alerta para a questão dos maus-tratos contra os animais, “Maus tratos é crime, tanto que hoje existe é um órgão na polícia, que é a Polícia Ambiental, e que eles são responsáveis justamente para verificar se aquilo ali é crime ou não, para passar para um órgão lá da Polícia Civil que vai fazer as dirigências e estabelecer as devidas sanções”, explica o Capitão Gerdean.
Leia também | Preço amargo: café está mais caro e tendência é de continuar em alta
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.