PROJETO DE LEI

Criação de vara especializada em crimes contra crianças e adolescentes é aprovada pelo TJCE

O Projeto de Lei aprovado será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em regime de urgência para apreciação

Compartilhe:
2 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, nesta quinta-feira (1º), a criação de uma nova vara especializada no julgamento de crimes praticados contra crianças e adolescentes. A decisão foi tomada em uma sessão conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes. O Projeto de Lei aprovado será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em regime de urgência para apreciação.

Criação de vara especializada em crimes contra crianças e adolescentes é aprovada pelo TJCE
Foto: Ascom TJCE

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A nova vara atenderá às diretrizes estabelecidas pela Lei Federal nº 14.344, conhecida como Lei Henry Borel, sancionada em 24 de maio de 2022. Esta legislação do TJCE visa fortalecer a prevenção e o enfrentamento dos crimes e a violência doméstica contra crianças e adolescentes, estabelecendo a necessidade de um tratamento específico por parte do Poder Judiciário para garantir a tramitação ágil das medidas protetivas de urgência.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O Projeto de Lei aprovado pelo TJCE inclui a criação dos cargos necessários para o funcionamento da nova vara. Enquanto a unidade especializada não estiver em operação, os casos relacionados à violência contra crianças e adolescentes serão encaminhados para juizados ou varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher. Os processos envolvendo crimes sexuais praticados contra menores continuarão sendo distribuídos para a 12ª Vara Criminal de Fortaleza, que já é especializada nesse tipo de delito.

Leia também | Digital influencer relata detalhes do atropelamento em frente a boate, em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.