O especialista em RH e embaixador da Networkme, Caio Infante, dá quatro dicas de comportamentos que podem minar as chances de conseguir aquela vaga de emprego
O que não fazer em uma entrevista de emprego
Participar de uma entrevista de emprego é um momento crucial na vida de qualquer profissional. Para garantir que você cause uma boa impressão e aumente as suas chances de ser contratado, é importante estar atento a certos comportamentos que precisam ser evitados. Caio Infante, um dos maiores especialistas de Employer Branding e embaixador da Networkme, dá algumas dicas essenciais para se destacar de maneira positiva nesta etapa decisiva.
- Ficar olhando o celular durante a conversa
“Pode parecer óbvio, mas esta dica é muito valiosa, pois vários candidatos não conseguem largar o celular nem mesmo em uma entrevista de emprego. A dica, então, é: desligue, coloque no modo avião ou guarde totalmente o aparelho para que barulhos ou vibrações de notificações não atrapalhem. Mostre interesse genuíno na conversa com seu entrevistador.”
- Mentir sobre sua história e habilidades
“Muito cuidado com as informações que você compartilha. Seja honesto com o seu potencial empregador. Não é necessário mentir para se destacar. Se a empresa não valoriza os seus verdadeiros valores, tudo bem, outra certamente se alinhará melhor com você. A sinceridade é sempre a melhor política.”
- Falar mal do antigo chefe ou emprego
“Falar mal de antigos colegas, chefes ou empresas onde você trabalhou anteriormente pode prejudicar a sua imagem. Mesmo que a experiência tenha sido negativa, é importante focar nos aspectos positivos do que você aprendeu. Se o entrevistador perguntar sobre pontos negativos, responda com cuidado, destacando como seus valores não estavam mais alinhados e como você busca crescer em uma empresa com oportunidades mais claras de carreira.”
- Chegar desinformado
“Chegar a uma entrevista sem conhecer nem o básico sobre a empresa é um erro comum. Antes da entrevista, pesquise sobre a instituição, conheça o seu mercado de atuação e procure informações sobre as pessoas com as quais terá contato. Isso mostra preparação e interesse, além de minimizar a possibilidade de ficar em uma situação desconfortável, como falar que não gosta de determinado comportamento ou cultural e a empresa manifestar exatamente aquilo que você disse não concordar.”
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.