Economia

BNDES quer ser âncora em ofertas de pequenas empresas

BNDES será âncora de ofertas de pequenas e médias empresas no mercado de ações tokenizadas no Brasil, promovendo maior inclusão e inovação no mercado de capitais.

Compartilhe:
9 de agosto de 2024
Estadão

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está disposto a ser o âncora de ofertas de pequenas e médias empresas, incluindo as aberturas de capital (IPO, em inglês) dessas companhias na BEE4, primeiro mercado regulado de negociação de ações tokenizadas no Brasil – e que também planeja entrar em renda fixa. As ações tokenizadas são ativos que podem ser trocados utilizando tecnologia blockchain.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Em um debate ontem na BEE4 para discutir as novas fronteiras do mercado de capitais e o desenvolvimento do mercado de acesso, o diretor financeiro e de mercado de capitais do BNDES, Alexandre Abreu, apresentou alguns aspectos da nova estratégia de investimentos do banco, que prevê a ancoragem de ofertas públicas, incluindo IPOs de pequenas e médias empresas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“O BNDES está se preparando para retomar seus investimentos no mercado de capitais. Nosso objetivo é ancorar até 30% das ofertas públicas direcionadas ao segmento de PMEs”, disse Abreu, segundo nota da BEE4.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

No mesmo debate, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que autorizou o funcionamento da BEE4, João Pedro Nascimento, falou da agenda para promover inovações regulatórias. Ele citou os esforços para que o mercado brasileiro tenha uma nova norma para regular emissões de pequenas e médias empresas. “É fundamental promover maior inclusão de pequenas e médias empresas”, disse ele, citando a expectativa de submeter propostas à consulta pública neste ano.

A CEO da BEE4, Patrícia Stille, ressaltou que o desenvolvimento do mercado de acesso brasileiro depende de um trabalho conjunto dos participantes do mercado. A BBE4 já tem quatro empresas listadas, e recentemente algumas delas começaram a distribuir dividendos.

A empresa tem licença também para atuar no segmento de renda fixa, o que planeja iniciar a partir de 2025. A instituição está entre as primeiras iniciativas do mundo a utilizar blockchain em infraestrutura de mercado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

Fonte: Estadão

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.