SERVIÇO

Saiba quem tem direito a gratuidade no transporte público e como solicitar cartão em Fortaleza

Na capital, aproximadamente 500 mil passageiros têm direito à gratuidade no transporte público

Compartilhe:
9 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

O sistema de transporte público de Fortaleza oferece acesso gratuito a diferentes tipos de transporte, incluindo ônibus, vans, transporte complementar e o VLT, para pessoas que atendem a critérios específicos. Na capital, aproximadamente 500 mil passageiros têm direito à gratuidade no transporte público.

Saiba quem tem direito a gratuidade no transporte público e como solicitar cartão em Fortaleza
Foto: Rodrigo Carvalho / Prefeitura de Fortaleza

A gratuidade no transporte público de Fortaleza está disponível para pessoas com deficiência física ou mental, idosos com 65 anos ou mais e crianças de 2 a 7 anos incompletos. Para solicitar a gratuidade, é necessário agendar um atendimento através do site da etufor. Os atendimentos podem ser realizados nos VAPT e VUPTs localizados em Messejando, Antônio Bezerra, Centro, Papicu; no ponto de atendimento no Rio Mar Kennedy, na sede da Etufor — localizada no terminal do Washington Soares — e na Câmara dos Vereadores. É preciso agendar o atendimento e apresentar a documentação necessária no momento da solicitação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além dos ônibus e vans, o metrô e o VLT de Fortaleza também oferecem transporte gratuito. Com um tempo de parada médio de um minuto, o metrô proporciona uma viagem mais rápida e eficiente, evitando o congestionamento dos horários de pico.

As três estações do VLT de Fortaleza atendem cerca de 130 mil passageiros diariamente. A estação VLT Parangaba-Mucuripe é uma das mais movimentadas, recebendo 90 mil pessoas por dia. Ela conecta 22 bairros da cidade e opera de forma assistida, sem cobrança de tarifa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As outras duas estações, Linhas Sul e Oeste, também oferecem gratuidade. O cartão do Metrofor está disponível para idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência, pessoas com HIV, hemofilia, autismo, carteiros em serviço e profissionais de segurança, como policiais e bombeiros.

Para obter o cartão de gratuidade do Metrofor, os interessados devem apresentar documentos comprobatórios. Para idosos e crianças, é necessário um documento de identidade. Já para pessoas com deficiência, autismo, HIV ou hemofilia, é preciso solicitar o cartão através do site do metrofor, onde estão disponíveis informações sobre a documentação necessária e o processo de solicitação.

Leia mais |Secretário adianta que sistema de metas será retomado com readequações na segurança do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.